• Carregando...
Melhor receita
| Foto:

Reza a astrologia que Urano, Netuno e Plutão são os planetas regem o “pano de fundo coletivo”. Quando entram em novo signo, mexem profundamente com a motivação e a forma de agir das pessoas. Dentro de um mês, Netuno ingressará em Peixes, permanecendo neste signo por 14 anos.
– Isso é bom ou é ruim? – provocou Natureza Morta ao ouvir a leitura da bula do remédio astrológico para 2012, que ele gileteou de um jornal.
Nosso anti-herói de plantão, ainda sobre os efeitos etílicos-natalinos (faltou vodka Bakunin na Vila Piroquinha), disse que não se importava com ele, mas com os amigos. Em especial o Vagonete.
– Vagonete?
– É. Ele só vai pra frente quando é arrastado.
Mas por que o interesse? O primeiro semestre será ótimo para planejar e trabalhar. Nessa parte, trabalhar, tô fora, escudou-se de imediato. Já o coitado do Vagonete, quando mais planeja e trabalha, mais afunda. Talvez agora, com a ajuda os astros, asteróides, nebulosas e satélites…

O que se pode fazer

Recorrer à astrologia e promessas é coisa antiga. Tão antiga como a piada sobre um poderoso empresário, que nos finais de ano copidescava a mensagem bíblica: “Vinde a mim os frascos e comprimidos”.
Era dono de uma rede de farmácias.
Macaco velho, o solitário da Vila Piroquinha há muito desistiu de promessas. Reafirma apenas uma: manter a promessa feita no fim do ano anterior, qual seja – nunca mais fazer promessas para o ano que vai começar.
– Não sou político que vive de promessas. E como eles, a grande maioria dos políticos, eu nunca cumpri uma sequer. Falo no plano individual. A não ser a de prometer não prometer mais nada.
Beronha até que concordou. Despediu-se e deixou a mansão da Vila Piroquinha, rumando para o Bar VIP, aquele que ele jura frequentar “de vez em quando ocasionalmente”.
Certamente, ele, o Vagonete e o Rosbife sairão da festa do 31 como a turma do personagem de “Guy de Maupassant”, de Isaac Bábel, incluído na “Nova Antologia do Conto Russo – 1792/1998”.
Em certo trecho, conta que a comuna de Pieski, da qual fazia parte, exagerou na bebida e ficou “como um bando de gansos embriagados”. Imagem incrível.
Em tempo, a pedido de Natureza: a antologia, organizada por Bruno Barreto Gomide, Editora 34, é uma edição de primeiríssima linha:
– Livro que pode e deve ser dado como presente durante o ano todo. Nisso, abro uma exceção: prometo que vale a pena.

ENQUANTO ISSO…


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]