• Carregando...
Não faça cachorrada
| Foto:

Nada contra a cachorrada, a não ser aquela que, sem coleira, vive metendo a mão no dinheiro público, mas a cachorrada que se tem casa. Guapeca ou com mordomias de pet shop ou não. Até porque o problema são os donos, pelo menos boa parte deles.
Ao ouvir pet shop, Natureza Morta pediu um aparte ao professor Afronsius:
– Pet shop, aliás, já consta do novo Aurélio. No velho dicionário o máximo que se tem é cusco – “cão pequeno, de raça ordinária” -, além de cão, cachorro e cachorrada, é claro.

Cuidados necessários

Consignada em ata a observação do solitário da Vila Piroquinha, o professor Afronsius voltou a comentar notícia da briosa, brava e indormida imprensa, segundo a qual funcionários da Sanepar e da Copel vão participar de uma campanha para reduzir o número de acidentes com cães em Curitiba. A iniciativa é do Hospital Universitário Cajuru, que vem a ser o maior centro de atendimento a emergências médicas da capital. Objetivo: conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar esse tipo de acidente, responsável por boa parte dos afastamentos de funcionários das duas empresas estatais e também de outras prestadoras de serviços públicos, como os Correios e a Cavo.

Tome providências

A campanha será realizada em pontos como terminais de ônibus e hipermercados. Serão distribuídos materiais informativos sobre cuidados e a responsabilidade de cada um com os animais e uma cartilha com dicas para identificar sinais de um possível ataque, como proceder em casos de acidentes e primeiros socorros.
Apenas em Curitiba, no passado, a Sanepar teve 48 funcionários afastados do trabalho devido a mordidas de cães. Neste ano já são 12 os casos, um deles grave. Na Copel, nos primeiros três meses do ano foram sete ataques. Em 70% dos episódios com cães há omissão ou negligência do proprietário.
Não é o caso do professor Afronsius, que cuida muito bem de Schnapps, seu cãozinho quase do tamanho de um urso. Como Natureza, decidiu dar todo o apoio à campanha.
Beronha também. Nosso anti-herói de plantão até se prontificou em fazer denúncias anônimas para o Serviço de Apreensão de Cães Ferozes. Mesmo que se trate de um recatado cãozinho de madame. Ou gato.
E, antes de bater em retirada, comentou outra notícia: a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos determinou a instauração de sindicância administrativa para apurar as mortes de presos ocorridas no fim de semana na Penitenciária de Piraquara.
– Pombas, nem guardado no presídio você está seguro.

ENQUANTO ISSO…


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]