• Carregando...
Em nova parceria
| Foto:

Fuleco causou alguma polêmica. Nome da mascote da Copa do Mundo de 2014, fusão de futebol e ecologia, foi escolhido em eleição que durou três meses e oferecia, além de Fuleco, duas alternativas: Amijubi (amizade + júbilo) e Zuzeco (azul + ecologia).

O uso de mascotes começou com a Copa de 1966, na África do Sul. O escolhido para representar o país foi um leopardo de cabelo verde, o Zakumi.

Agora, para Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, marcados para o Rio de Janeiro, teremos uma dupla, e que dupla!: Vinícius e Tom. Muito justo. Da parceria de Vinícius de Moraes e Antonio Carlos Jobim nasceu Garota de Ipanema, apontada como uma das canções brasileiras mais famosas no mundo.

Do amarelo ao azul

Vinícius, mascote dos Jogos Olímpicos, é um animalzinho amarelo, com traços de desenho animado, representando a variedade da fauna brasileira. Tom, mascote dos Jogos Paraolímpicos, é de cor azul, cabelo feito de folhas, simbolizando, por supuesto, a riqueza da flora.

Será que eles aprovariam? Muito certamente que sim, posto que, entre muitas coisas, eram brincalhões, principalmente o poeta e diplomata, o Poetinha, que recebeu este apelido do amigo e parceiro Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, que, um dia, explicou a origem do Tom:

– Ninguém vai chamar um cara de Antônio Carlos se pode chamá-lo de Tom.

Sobre a amizade com o Vinicius, classificada de “maravilhosa”, contaria:

– A gente ria, a gente saía, comia umas coisinhas, comidinha de bêbado, como dizia ele. Uns camarõezinhos e aquele uísque todo. Antes de me conhecer, ele bebia chope no Alcazar. Depois, com a ida para o Itamaraty, foi levando a vida no uísque.

No mais, antecipadamente, boa sorte aos atletas.

ENQUANTO ISSO…

17 dezembro (1)

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]