• Carregando...
O que é bom…
| Foto:

Entre as grandes figuras do humor brasileiro, Lauro Borges e Castro Barbosa, principalmente com a PRK-30, ocupam lugar de destaque. A dupla, é claro, se faz presente na Antologia da Sátira Brasileira.
Mas, igualmente, marca presença em um livro de 2006, talvez mais fácil de ser encontrado do que a fita cassete da Basf.
“No Ar: PRK-30!”, de Paulo Perdigão, que teve segunda edição, traz a história do programa e dois CDs remasterizados com a discografia da dupla de humoristas. Editora: Casa da Palavra.

A pirada rádio pirata

Lauro Borges e Castro Barbosa estrearam na Rádio Mayrink Veiga, do Rio, em outubro de 1944.
PRK-30 era o prefixo de uma suposta rádio pirata, onde dois speakers, Megatério Nababo D`Alicerce (Castro Barbosa) e Otelo Trigueiro (Lauro Borges), “apresentavam notícias de impagáveis correspondentes internacionais, cantores internacionais, calouros, todos protagonizados pelos dois humoristas”.
De inesquecível, temos a “narração” de um GB Brasil, na Gávea, onde o cavalo Bucéfalo é a grande sensação. A corrida termina assim:
– Bucéfalo dispara, assume a ponta, cruza o disco, pula o muro e segue pela Avenida Brasil…
Dá para imaginar a cena.

A difícil tarefa

Para encerrar a jornada em torno da sátira brasileira: referindo-se ao trabalho dos compiladores da Antologia, Maurício Quadrio diz que uma das maiores preocupações foi a de selecionar o material fônico. Reunidos os primeiros fonogramas, “desaba uma avalanche de coisas boas, ótimas, fantásticas. Como suprimir um ou outro fonograma?”.
– Foi esta, talvez, uma das raras ocasiões em que o humor quase fez chorar – garante.

ENQUANTO ISSO…


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]