• Carregando...
Outros tempos
| Foto:

Do tempo da bola de tento, Natureza Morta sempre apreciou futebol. De longe, posto que, segundo Beronha, era um tremendo perna de pau. O solitário da Vila Piroquinha tem outra explicação:
– Quem não tem competência não se estabelece. Melhor, portanto, virar espectador e abrir espaço para quem leva jeito.

Opinião de quem conhece

A conversa surgiu em face do comentário de um craque, Eusébio. Segundo a briosa, brava e indormida imprensa, em encontro de ídolos do passado, o português Eusébio teria criticado Pelé por apelar para jogadas violentas. Bom mesmo, superior ao Rei, foi Mané Garrincha, garantiu.
– Para levar vantagem, Pelé às vezes era muito violento. Não tiro seu valor ou sua categoria, mas cheguei a ele: pelo amor de Deus! Não há Cassius Clay aqui…
Para Natureza, comparar jogadores de ontem e anteontem com os hoje não deixa de ser uma injustiça. Para os dois lados. O futebol mudou radicalmente, do preparo físico e esquemas táticos aos reais interesses em jogo.
– Basta ver os filmes da Copa de 62, por exemplo, e outras gravações – em vídeo tape – do passado. As cenas, antológicas, se repetem: Mané pega a bola e os adversários formam uma respeitosa fila indiana. O primeiro vai pra cima e leva um salame, como se dizia antigamente na Vila Piroquinha; o segundo investe e é facilmente driblado. O mesmo ocorre com o terceiro marcador ou mesmo o quarto. Hoje, pela férrea marcação, Mané, ao dominar a bola, se veria totalmente acuado. Um cercaria e os outros defensores desceriam o pau.
De fato. As circunstâncias seriam completamente diferentes, daí proceder a observação de Natureza. Cada craque foi craque em seu tempo. E ponto final.

Do campo à pista

Ainda de Eusébio: em 1964, na Copa das Nações, Pelé saía “batendo até no rosto dos zagueiros.
Ainda de Natureza:
– Em 1972, com 25 anos, Emerson Fittipaldi tornou-se o mais jovem piloto a vencer o mundial de Fórmula 1. Dirigia um Lotus. Tinha vencido 5 grandes prêmios daquela temporada. Em 1972, foi novamente campeão, pela MacLaren. No ano seguinte, foi vice. Hoje, com toda a evolução tecnológica dos carros e do próprio desempenho das equipes de apoio, seria justo compará-lo com os novos reis da pista, que surgiram na sequência, tudo isso na vã tentativa apontar a superioridade de uns sobre outros?
Beronha engatou uma marcha à ré e saiu cantando pneu da mansão da Vila Piroquinha. Antes, nosso anti-herói de plantão teria pensado consigo mesmo:
– O homem tomou gasolina azul no café da manhã…

ENQUANTO ISSO…


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]