• Carregando...
Paixões nacionais
| Foto:

Doze horas antes do jogo contra o Chelsea já havia corintianos soltando foguetes e comemorando. Não se tratava da conquista do título mundial. Era o encerramento do tradicional torneio de truco do Luzitano, o com Z, que teve como vencedor a dupla dr. Ivo e Carlinhos, após renhida, como diriam os locutores esportivos de antigamente, partida. Afinal, ela tinha pela frente outra dupla fortíssima, formada por Elias e o doutor Mercer.
– Não era o trio parada dura, mas quarteto parada dura – comentou o professor Afronsius, preocupado com a possível escassez de foguetes para festejar, depois, a vitória do Corinthians. E o ano novo.

Uma (doce) loucura

A propósito da decisão no Yokohama Stadium, Natureza Morta, que admite ter “uma leve simpatia” – algo em torno de 100% – pelo Timão, pinçou uma informação que merece registro. Está na reportagem de Bruno Winckler, enviado especial do iG a Yokohama:
– Guarulhos, Espírito Santo, Bela Vista, Vila Moraes, Interlagos, Cohab 5, Capão Redondo, Curitiba, Pirituba, Itaquá, Tatuapé, Praia Grande, Americana, Pindamonhangaba, Tucuruvi, Jundiaí, Itaquera, Mooca, Mogi Guaçu, Canadá, Cubatão, Indaiatuba, Suzano, Serra Negra, Sorocaba, Francisco Morato, Cangaíba, Austrália. Essas foram algumas das faixas de corintianos espalhadas em todo o anel superior e parte do inferior do estádio neste domingo 16 de dezembro. Nesses lugares e em todo mundo só há uma certeza: o Corinthians é o campeão mundial de 2012.
– Só faltou uma faixa. A dos Gaviões da Vila Piroquinha – atalhou Beronha, nosso anti-herói de plantão.

De volta às cartas

Quanto ao truco, Natureza, que se declara nefelibata (também) em assuntos de jogos, recorreu a Seção Achados&Perdidos, exclusiva do blog. Consta que o baralho (ou cartas de jogar) teria sido inventado na China, por volta do século X a. C. As cartas eram estreitas e longas, trazendo ideogramas que indicavam seu “valor”.
Hoje, segundo o livro “Os Melhores Jogos do Mundo”, que trata dos jogos de cartas, existem pelo menos 128 tipos de jogos.
Quanto ao truco, há quem garanta que surgiu com os mouros. No Brasil, popularizou-se com a chegada de imigrantes italianos, portugueses e espanhóis.
E a febre é tão grande que, depois do truco pela internet, já temos o truco no twitter.
– O único que jogo que aprendi foi o jogo do mico. Mico de pintar – encerrou o solitário da Vila Piroquinha.

ENQUANTO ISSO…


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]