• Carregando...
Para nunca esquecer
| Foto:

Pela força do rádio, muitos jingles ficaram famosos e são cantarolados até hoje, décadas e décadas depois. No caso de outdoors em beira de estrada, embora, sem trocadilho, o veículo escolhido tenha sido outro, também temos exemplos de grande sucesso na mensagem comercial.
Sobre outdoor, a seção Achados&Perdidos informa que ele fincou pé no país em 1929, com a instalação da empresa Publix, em São Paulo. Inicialmente, limitava-se às cidades. Eram outdoors pequenos, de forma oval, afixados em postes.
Depois, pegaram a estrada. Em novos e grandes formatos.

Viu, leu, não esqueceu

Natureza Morta tem ainda bem viva na memória a provocação de um outdoor. Viajava pelo interior do Paraná. Curta e grossa, precisa, genial:
– Campinas, Pelotas, Não-Me-Toque.
Embaixo, o nome de uma transportadora. Anunciava que seu serviço abrangia também o interior de São Paulo e igualmente o interior do Rio Grande do Sul.
A simples reunião do nome de três cidades deu um resultado impactante, como se diz hoje em dia.
Caso, aliás, que nos remete ao título de um filme: “Paris, Texas”, de Wim Wenders, lançado em 1984.
Com Harry Dean Stanton e Nastassja Kinski nos papéis principais, conta o drama de um homem que perambulava pelo deserto no Sul dos Estados Unidos. Sim, essa Paris existe. É uma cidade texana do Condado de Lamar.
E não foi molecagem de brasileiro na tradução. O título é o original.
Até Beronha concorda:
– Sim, de fato. Eu não vi o filme, mas o título é ótimo, digno de um Oscar… Ou, impactante.

Três grandes cidades

Voltando ao outdoor Campinas-Pelotas-Não-Me-Toque. Mexeu tanto com Natureza que ele tratou de conhecer um pouco mais da história dos três municípios.
Não-Me-Toque fica no Planalto Médio do Rio Grande do Sul, microrregião do Alto Jacuí. A origem do nome ainda gera controvérsias: uma das hipóteses seria a vegetação dasyphyllum spinescens. Abundante na região, era conhecida como Sucará (ou Espinho de Santo Antônio) e, no popular, como Não-Me-Toque.
Daí porque, em 1827, com a instalação de portugueses, uma das fazendas foi denominada Não-Me-Toque. Outras receberam nomes como Invernada Grande, Pessegueiro e Invernadinha. Perpetuou-se Não-Me-Toque.
Ah! Algo também importante: hoje o município se autoproclama A Capital Nacional da Agricultura de Precisão.
Campinas, por sua vez, surgiu na primeira metade do século XVIII como um bairro rural da Vila de Jundiaí. Transformou-se em Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso (1774) e, depois, em Vila de São Carlos (1797) e Cidade de Campinas (1842).
Inicialmente a Freguesia de São Francisco de Paula, fundada em 7 de Julho de 1812, Pelotas foi elevada à categoria de Vila no dia 7 de abril de 1832. Três anos depois, ganhou os foros de cidade, com o nome de Pelotas. Isso em função das “embarcações de varas de corticeira forradas de couro, que eram usadas para a travessia dos rios na época das charqueadas”.
Beronha:
– Ufa! Que viagem…

ENQUANTO ISSO…


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]