• Carregando...
Pelos céus de Curitiba
| Foto:

– Nuvem de trovoada, em latim, 12 letras? Essa é fácil. Cumulonimbus.

Que o professor Afronsius encara palavras cruzadas até em latim não causou surpresa. O espanto de Natureza Morta e Beronha veio de seus conhecimentos muito acima do chão, meteorológicos.

Vai daí que, deixando as palavras cruzadas de lado, o professor foi além da cumulonimbus, para os íntimos, CB, e chegou à nuvem de trovoada: tem uma base entre 700 e 1.500 metros, com topos chegando a 24 e 35 km de altura, sendo a média entre 9 e 12 km; a nuvem é formada por gotas de água, cristais de gelo, gotas super-esfriadas, flocos de neve e granizo.

E tem mais: é caracterizada pela bigorna.

– Bigorna ?! – novo espanto.

– Bigorna. O topo apresenta uma expansão horizontal, isso devido aos ventos superiores, o que lembra a forma de uma bigorna, aquela de ferreiro, e, no topo, temos cristais de gelo, sendo nuvem do tipo cirrostratos (CS).

Aí, quem mandou perguntar, o professor desandou:

– As nuvens são classificadas com base em dois critérios: aparência e altitude. Com base na aparência, temos três tipos: cirrus, cumulus e stratus. Cirrus são nuvens fibrosas, altas, brancas e finas. Stratus são camadas que cobrem grande parte ou todo o céu. Cumulus são massas individuais globulares de nuvens, com aparência de domos salientes. Qualquer nuvem reflete uma destas formas básicas ou resulta de uma combinação delas, por supuesto.

Dez tipos bailando aí por cima

Para encerrar, citou os tipos de nuvens:

Cirrus(CI): aspecto delicado, sedoso ou fibroso, cor branca brilhante.

Cirrocumulus(CC): delgadas, compostas de elementos muito pequenos em forma de grânulos e rugas. Indicam base de corrente de jato e turbulência.

Cirrostratus(CS): véu transparente, fino e esbranquiçado, sem ocultar o Sol ou a Lua, apresentam o fenômeno de halo (fotometeoro).

Altostratus (AS): camadas cinzentas ou azuladas, muitas vezes associadas a altocumulus; compostas de gotículas superesfriadas e cristais de gelo; não formam halo, encobrem o Sol; precipitação leve e contínua.

Altocumulus (AC): banco, lençol ou camada de nuvens brancas ou cinzentas, tendo geralmente sombras próprias. Constituem o dito céu encarneirado.

Stratus (St): muito baixas, em camadas uniformes e suaves, cor cinza; coladas à superfície é o nevoeiro; apresenta topo uniforme (ar estável) e produz garoa. Quando fracionadas, são chamadas fractostratus (FS).

Stratocumulus (SC): lençol contínuo ou descontínuo, de cor cinza ou esbranquiçada, tendo sempre partes escuras. Quando em voo, há turbulência dentro da nuvem.

Nimbostratus (NS): aspecto amorfo, base difusa e baixa, muito espessa, escura ou cinzenta; produz precipitação intermitente e mais ou menos intensa.

Cumulonimbus: contornos bem definidos, lembrando couve -flor; máxima frequência sobre a terra de dia e sobre a água de noite. Apresentam precipitação em forma de pancadas. Quando se apresentam fracionadas são chamadas fractocumulus (FC). As desenvolvidas são chamadas cumulus congestus.

– E a nossa já conhecida Cumulonimbus (CB).

Beronha:

– Como você aprendeu tudo isso?

– Ora, moro em Curitiba há muito, muito tempo. De chuva a gente entente.

ENQUANTO ISSO…

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]