• Carregando...
Próxima parada, Vila Olarias
| Foto:

Será no dia 26, terça-feira, a partir das 19h30min, na Livraria Curitiba do Shopping Palladium, piso superior, é claro, em Ponta Grossa.

O amigo Nilson Monteiro estará lançando o romance Mugido de Trem. Ah, sim, o shopping fica na Rua Ermelino de Leão, 703, na Vila Olarias.

– É boca livre? – interessou-se Beronha, nosso anti-herói de plantão.

Junto à linha do trem

O livro, que o professor Afronsius já leu e recomenda, tem 57 capítulos e aborda “a complexidade dos sentimentos e contradições, histórias que passam pelos campos assim como pelas cidades que respiram a beira da linha do trem”.

Ainda de acordo com o jornalista, escritor e amigo, “se há estação de partida e de chegada no itinerário do trem, a cidade natal de Nilson Monteiro, Presidente Bernardes, no interior do estado de São Paulo, seria o início. Já a Londrina, por sua vez, restaria a não menos honrosa marca de estação da paixão”.

As ilustrações são de Fabiano Vianna e a Banquinho Publicações é a editora. Nilson já assinou histórias, crônicas, poesias, reportagens e bibliografias.

Aproveitando, Beronha quis saber a origem do nome Ponta Grossa, já que Vila Olarias (brilhante o nosso anti-herói de plantão) é fácil de deduzir, posto Curitiba tem a Vila Oficinas. Saudade da Rede Viação Paraná Santa Catarina.

Na colina, uma referência

Informa o site da prefeitura de Ponta Grossa que nome é de origem geográfica, “constituindo-se em referência a uma colina de grande diâmetro coberta por um capão de mato”. No tempo dos tropeiros, tal colina “podia ser vista de longa distância por todos aqueles que viajavam pela região”. Há relatos de que os tropeiros quando estavam chegando aos arredores, referiam-se ao lugar, afirmando: “Estamos próximos ao Capão da Ponta Grossa”.

Existem, porém, outras histórias. O escritor Manoel Cirillo Ferreira escreve que “Miguel da Rocha Carvalhaes, proprietário de terras na região, teria mandado seu capataz de nome Francisco Mulato escolher um local para ser a sede da sua fazenda. O empregado percorreu a região escolhendo um lugar com terras boas para o cultivo e, ao retornar, perguntado onde seria o local, afirmou:

– É encostado naquele capão que tem a ponta grossa.

No mais, professor Afronsius, Natureza Morta e Beronha já estão prontos para a viagem. Prontos, de mala e cuia.

ENQUANTO ISSO…

16 novembro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]