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<i>Reclames</i> de ontem (e anteontem)
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Não dá para negar: há propagandas que ficam, mesmo quando o produto some do mapa. Exemplo: se você gritar Continental, até o público não fumante vai responder, em coro, uníssono: preferência nacional!
Pois é, o cigarro Continental deixou de circular há muito tempo, embora fosse decantado como uma preferência nacional desde 1935.
É o que informa a seção Achados&Perdidos, exclusiva do blog, ao pesquisar marcas e os reclames de antigamente.
“Certamente o pessoal não tinha o que fazer”, resmunga Beronha.
Mas, voltando ao Continental, sua primeira versão foi lançada em 1935.
“Pombas! Eu pensei que nessa época só existisse o paiova”, intervém Beronha de novo.
Conforme o fabricante, as vendas aumentaram sistematicamente, atingido, em 1959, um marco jamais igualado por outro cigarro: 63% das vendas totais da Souza Cruz. Em 1969 foi lançado o Continental com filtro – ou ponta de cortiça, como se dizia -, ainda por conta do slogan da campanha “preferência nacional”.

Mudando de saco pra mala

Mas, e como o Ministério da Saúde adverte que o fumo faz mal à saúde, Natureza Morta pulou do fumo para outras áreas. Mantida a grafia da época, vamos conferir alguns reclames de 1946, garimpados de jornais e revistas de Curitiba:
* Visite o Palácio Encantado do Cassino Ahú.
Arte – Luxo – Elegancia.
Orquestra “Manon” – Show à meia noite”
(Texto que tem ao fundo fotos da fachada do cassino)
* Matte Leão
Use e abuse
O mate de qualidade insuperável – preferido em todos os Continentes.
Chimarrão Cysne
Produtos de Leão Junior & Cia. S/A
Avenida Ivaí, 253 – Caixa Postal, 116 e 147. Telegrama: “Leão”;
* Confeitaria Tinguí
A elite paranista é convidada a fazer uma visita a confeitaria Tinguí.
Ponto de reunião das famílias elegantes
– Ordem – Higiene – Distinção
Serviço rápido e perfeito em café, chocolate, “Toddy”, médias, doces, pastéis, croquetes e bebidas finas.
Trio musical todas as noites – Rua Quinze n.° 236 – Aceita encomendas pelo fone 1400
* Musculatura respeitável!
Qualquer estudante de física sabe que um “kilowatt-hora” de eletricidade quer dizer 1.000 “watts-hora” e que apenas 736 destes “watts” perfazem um cavalo-vapor.
Assim, quando um consumidor paga alguns centavos por um “kilowatt-hora”, isto constitue, em muitos sentidos, verdadeira “galinha morta”.
Pense bem: onde se poderia conseguir tanta energia utilizável por tão pouco preço? – Pergunta “Seu” Kilowatt, o criado elétrico.
Cia. Força e Luz do Paraná – fone 400.
(Desenho mostra o “seu” Kilowatt impedindo o avanço de um cavalo todo assustado)

Um ano depois

Agora, reclames de 1947:
* Restaurante Elite – Restaurante das famílias – Praça Zacarias 614, sobrado – fone 5-5-4. Aberto diariamente até a 1/2 noite – Trabalho a cardápio
Pratos do dia
2.ª Feira – Virado a Paulista
3.ª ” – Risoto de Frango ao Forno
4.ª ” – Galinha com Polenta e Cosido a brasileira
5.ª ” – Dobradinha a Hespanhola e Mocotó a Bahiana
6.ª ” – Vatapá a Bahiana
Sábado – Feijoada Completa
Domingo – Leitão a Brasileira e Pratos Variados
Salões próprios para banquetes
Encerrando, Natureza lamentou não existir – por essas bandas – a máquina do tempo.

ENQUANTO ISSO…


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