• Carregando...

Para comemorar os 50 anos do município, São Jorge d’Oeste prepara a sua cápsula do tempo. Professor Afronsius ficou sabendo ao passar por Pato Branco e, no Bar do Ivo, ler o Diário do Sudoeste.

Matéria de Marcilei Rossi conta que, fundado em junho de 1963, São Jorge d’Oeste programou para novembro, quando o município foi instalado oficialmente, e na sequência de uma série de atividades e eventos, o fechamento da cápsula do tempo. Será no dia 23.

Preservar a memória

O diretor do Departamento de Educação e Cultura, Jovandir Tessaro, explicou que já vêm sendo desenvolvidas ações junto às escolas da rede municipal e no comércio para a coleta de material para colocar na cápsula.

– A intenção é deixar para as futura gerações uma visão de como o município está nas comemorações dos 50 anos, e ainda mensagens de quem reside hoje em São Jorge. Serão aceitas fotografias, cartas para as futuras gerações, documentos e recortes de jornais, para também mostrar o que vivenciamos hoje.

A cápsula, que será aberta no centenário do município, ficará em uma praça que ainda será construída, no bairro da Lapa.

Na mata fechada

O município surgiu com a Fazenda São Jorge, de propriedade de José Rupp, em 1953/54. A área (mata fechada), com aproximadamente 24 mil hectares, era parte da Gleba Chopim. Pelo site da prefeitura fica-se sabendo que a migração teve início em 1958, com colonos vindos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Basicamente descendentes de italianos e alemães, adquiriram colônias a preços baixos e a longo prazo; local se desenvolvia rapidamente favorecido pelos solos de alta fertilidade e as matas abundantes.

Em 1959 foi aprovada a planta da cidade. Em 1962, foi elevada à condição de distrito administrativo, pertencendo ao município de São João. Em 24 de junho de 1963, passou para a categoria de município. O primeiro prefeito (Ari Francisco Rupp) assumiu no dia 23 de novembro de 1963.

A economia está calcada na criação de gado de corte e leite, frangos de corte, suínos, milho, trigo, feijão, soja, indústrias e turismo nos Lagos do Iguaçu, que hoje são um pólo turístico do Sudoeste do Paraná.

População estimada pelo IBGE: 9.313.

– Parabéns antecipados a São Jorge – encerrou professor Afronsius, com o endosso e aval de Natureza Morta e Beronha.

ENQUANTO ISSO…

10 set

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]