• Carregando...

Já que todo mundo continua de olho nos termômetros, professor Afronsius foi buscar na Revista de História da Biblioteca Nacional, setembro de 2012, um caso de tempo quente. E não foi no longo e tenebroso inverno da ditadura civil-militar de 64, conforme Brasil: almanaque de cultura popular, de Elifas Andreato e João Rocha Rodrigues, citado pela RHBN.

Questão de 4 graus

Deu-se em 1955. Estreia do filme Rio, 40 Graus, do então iniciante Nelson Pereira dos Santos.

– O problema é que a produção desagradava às autoridades por abordar temas um tanto delicados, como a desigualdade social. O chefe de polícia do Rio de Janeiro, coronel Geraldo de Menezes Cortes, não hesitou e mandou proibir o filme. Seu argumento: “Até o título do filme é mentiroso!” De acordo com o anuário meteorológico – argumentava o militar -, nunca havia feito 40ºC no Rio de Janeiro, “o máximo era de 39,6”. A proibição acabou saindo pela culatra, e o filme recebeu imensa publicidade nos meses seguintes, com o jornal Diário Carioca defendendo sua liberação. Nelson diria mais tarde:

– O filme e eu só ficamos famosos por causa do chefe de polícia. Ele foi um grande divulgador.

Título da nota publicada na rubrica Almanaque, da RHBN: Rio, 39,6 graus.

Em tempo, a pedido de Natureza Morta:

– Além de dirigir o filme, Nelson Pereira dos Santos era o autor da história. No elenco, Ana Beatriz, Modesto de Souza, Glauce Rocha, Roberto Batalin, Cláudia Moreno e Jece Valadão.

Músicas: A Voz do Morro, Relíquias do Rio Antigo, Poeta dos Negros e Leviana.

Participação das escolas de samba Portela e Unidos do Cabuçu.

Só por isso já valia ver – e vale até hoje.

ENQUANTO ISSO…

26 julho

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]