• Carregando...

Nada de novo no front dos cruzamentos e semáforos. O trânsito em Curitiba continua infernal. E, para complicar, o realinhamento – ou desalinhamento, como alertam as placas – das estações-tubo, na Avenida João Gualberto, região do Juvevê, Alto da Glória e Cabral, veio complicar as coisas. Até onde possa ser possível.

Como os vermelhões passaram a circular pelas laterais da pista exclusiva, em função das obras, e cada um deles pesa quase 40 toneladas, os pedestres e frequentadores de bares, pastelaria e similares põem as barbas de molho. Principalmente os segundos, que deixam os botecos para fumar no meio-fio.

– Além da poluição sonora e do ar, o vermelhão passa tirando fina. Haja sangue frio e muito senso de equilíbrio. Qualquer descuido com o copo de cerveja (cheio) ou no arremesso de guimba a distância pode ser fatal – conforme a reclamação corrente. E não adianta dobrar a dose pro santo. Ele está desativado, de folga.

Outra reclamação pipoca quando fecha o sinal e os ônibus param diante dos botecos:

– Com inveja ou sinal de reprovação, os passageiros ficam olhando a gente de modo estranho… Eu me sinto um animal em uma jaula. Jaula etílica.

No geral, teme-se que o fornecimento do precioso líquido venha a ser catapultado para o sistema de baldeação, com entrega dos engradados no muque. Uma maratona de sucesso pouco promisssor.

Detran Fácil, acredite

Nem tudo, porém, anda mal no trânsito. Tanto que professor Afronsius arriscou um elogio. Ao Detran PR. Na questão da expedição de carteiras de habilitação, leva nota 10.

Referia-se ao programa Detran Fácil, que visa tornar “mais moderna e ágil a prestação de serviços ao cidadão”. É que, atento ao vencimento do prazo de validade de sua carteira, um mês antes o professor Afronsius já andava meio aflito.

– Ele gosta de sofrer por antecipação – arriscou Natureza Morta.

– Daí o apelido de Véspera de Atletiba – tascou Beronha.

Na internet, professor Afronsius pescou a orientação necessária. E ficou no aguardo: o motorista receberá em casa uma carta que orienta todo o processo de renovação da CNH. Ela é enviada automaticamente 10 dias antes do vencimento, pois o cabôco pode continuar utilizando sua CNH  por até 30 dias após o término da validade.

– E aí, funcionou?

– Batata! No prazo estipulado, recebi a carta. Atenção, porém: quando implicar em exame EAR (exerce atividade remunerada), o condutor deverá comparecer obrigatoriamente ao Detran no caso de renovação.

Existem 3 tipos de cartas enviadas pelo Detran Fácil. Você está ou estará enquadrado numa delas.

– A simplificação, ou desburocratização, começa pelo texto da carta. A saudação, no abre, é o sempre simpático “Olá”.

Nada melhor, num serviço público, você, cidadão, ser recebido com um fraternal olá.

ENQUANTO ISSO…

31 julho

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]