• Carregando...
Tropeiros em marcha
| Foto:

As novas jornadas do Tropeirismo. Com a palavra, o escritor Carlos Roberto Solera, presidente do Núcleo de Amigos da Terra e Água – NATA:

Salve amigo Chico.

Mais uma tropeada.

Natureza Morta gostará de saber que a “anunciação” do pioneirismo de nossa Câmara Municipal de Curitiba em fazer uma Reunião Pública para debater o Tropeirismo foi um grande sucesso lá em Bom Jesus, cidade tropeira da serra gaúcha.

Na semana passada, eu e Eleni Cassia Vieira, diretora técnica do Núcleo, fomos até lá palestrar no Seminário Nacional e do Cone Sul de Tropeirismo. Apresentamos tudo sobre o evento aqui realizado: a forma de realização da reunião por intermédio da CMC, a promulgação da Carta Tropeira de Curitiba, o lançamento da Frente Parlamentar de Apoio e Valorização do Tropeirismo e a descoberta das atas de 1730.  E citamos, principalmente, o pioneirismo no Brasil da ação da CMC quanto a isso. 

Todos aplaudiram e isso entrará para os anais do evento. Havia lá um professor argentino, Abel Aníbal, que fez questão de levar uma cópia da Carta Tropeira de Curitiba e fazê-la ser publicada na imprensa de seu país.

Foi um grande evento, com palestrantes de vários locais do Brasil, Argentina e Uruguai.

Nossa “comitiva” era animada. Além de nós (Solera e Eleni), estavam o Vitamina, La Pastina (IPHAN-PR), Ilton Cesar (União da Vitória), o cancioneiro Silvestre Alves e Rosicler (Ponta Grossa), Léa e Amélia, do Museu do Tropeiro de Castro. Foi o Tropeirismo do Paraná sendo passado a limpo.

 Em breve, novas atividades. Buscaremos um lugar para Natureza Morta amarrar sua mula…

 Um quebra-costelas dos buenos,

Tropeiro Solera.

—-

Em tempo: ao ouvir “mula”, Beronha, nosso anti-herói de plantão, deu um pulo na cadeira.

– Falaram de mim aí?

ENQUANTO ISSO…

9 maio (1)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]