• Carregando...
Um santo remédio
| Foto:

Cada vez mais à beira do nocaute com o noticiário dito impactante, o professor Afronsius comentou que tinha lido uma matéria de dar água na boca: “Por que algumas comidas melhoram o humor”.
Segundo o texto “ao analisar o sabor de alimentos como o chocolate, cientistas identificaram substâncias semelhantes às usadas para tratar transtornos psiquiátricos”. Ou seja, a Sociedade Americana de Química, na Filadélfia, debruçou-se sobre estudos científicos que relatam os efeitos benéficos ao humor de alimentos como chocolate, chás, mirtilo, framboesa, morango e outros alimentos que confortam.
– Fiquei sabendo também que, em inglês, eles são conhecidos como comfort food.
Beronha:
– Chocolate, chás, mirtilo, framboesa, morango? Talvez seja por isso que eu ando irritadiço à beça… E esse tal de mirtilo, então, eu nunca vi mais gordo. Ou mais magro.

Frutinha supimpa

Natureza Morta aproveitou para informar ao nosso anti-herói de plantão que se trata de uma pequena fruta originária da América do Norte. Chegou ao Brasil pela Embrapa, lá pelos anos 1980.
– Por aqui, é tido e havido por aqui como sinônimo de sofisticação.
– Ah, então é isso… (Beronha de novo).

Mil e uma propriedades

Ainda sobre o assunto, professor Afronsius citou as propriedades do mirtilo: é antienvelhecimento, combate os radicais livres; é vaso dilatador, melhorando a circulação sanguínea, sendo indicado para casos de varizes e outros problemas circulatórios, além de anti-inflamatório, para tratamento de edemas, artrites e artroses.
– Ah, vale também para hemorroida.
– Epa! Dessa tô livre… – comemorou Beronha.
Tem mais ainda: previne infarto e males cardíacos, câncer, infecções urinárias, de laringe e de boca; formação de glaucomas, vista cansada e cegueira noturna. Reduz a taxa de açúcar no sangue, aconselhado para diabéticos…
Um santo remédio. Aí, Natureza lembrou de um episódio. Certa feita, alguém anunciou que chá de ipê roxo curava tudo, até unha encravada.
– No dia seguinte, os ipês da cidade amanheceram depenados, em frangalhos. Quase não sobrou nenhum.
Mas vale a dica do mirtilo.
– Será que cura ressaca? (Beronha outra vez).

ENQUANTO ISSO…


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]