• Carregando...
Urso, beer, Siate, bear, Samu
| Foto:

Como contava o jornalista Manoel Carlos Karam, um sujeito que não dominava o inglês resolveu arriscar. Num bar em Nova Iorque, fez pose no balcão e pediu uma cerveja:
– Bear!
O garçom demorou mais do que o normal, mas veio puxando um urso.
Tal negócio: como pode ser fácil fazer confusão entre beer e bear, é bom saber o que se pretende pedir.
A história veio à tona quando o professor Afronsius e Natureza Morta conversavam sobre o caos cada vez maior no trânsito curitibano. Tanto que já se tornou comum, em capacete ou bagageiro de motoboy, o decalque: Samu 192 – Siate 193.
– Logo, logo estarão também nos automóveis, caminhões, bicicletas, skates e ônibus – completou Beronha, que compareceu mais cedo ao dedo de prosa entre os vizinhos de cerca (viva) da mansão da Vila Piroquinha.

Pedido de ajuda

Muita gente, infelizmente, é forçada a recorrer diariamente ao Samu. E ao Site. Mas, como bem observou nosso anti-herói de plantão, para espanto geral, aliás, poucos sabem o que quer dizer Samu. É Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Já Siate é Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência.
Ouviu-se um “muito bem” em uníssono.

Urgência ou emergência?

Professor Afronsius aproveitou a deixa: o Siate, como o próprio nome (por extenso) diz, é para atendimento de trauma. Trauma. Trauma em seus vários níveis, de fratura em ambiente doméstico até acidentes automobilísticos com várias vítimas. Atua em logradouros públicos e em ambientes profissionais ou domiciliares, garantindo o suporte básico de vida, e transportá-las para hospitais integrados ao sistema, evitando o agravamento das lesões e melhorando as condições clínicas das vítimas.
O Samu, por sua vez, presta atendimento a solicitações de ajuda fora de ambiente hospitalar. A finalidade é reduzir o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. Atende urgências clínicas, pediátricas, cirúrgicas, gineco-obstétricas e psiquiátricas.
Natureza foi no embalo: é aconselhável saber, também, a diferença entre emergência e urgência:
– E existe? – interessou-se Beronha.
Emergência é a constatação de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de morte ou sofrimento intenso. Urgência é uma ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco de morte, cuja pessoa necessita de pronto atendimento.
Os dois casos exigem atendimento imediato, mas há diferença no motivo. Um tanto sutil, mas existe.
Encerrando, o trio concordou que, ao contrário do nosso amigo que pretendia tomar cerveja, é preciso saber o que se quer. Até para não sobrecarregar o trabalho do pessoal com pedidos esdrúxulos.
– Como ligar para os bombeiros para retirar o gatinho que subiu na árvore e não consegue descer.
Para encerrar, o trio concordou que o serviço do Siate e do Samu é eficiente e o pessoal deveria ser bem remunerado.

ENQUANTO ISSO…


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]