• Carregando...
Erva-do-gato: Por que a Catnip deixa os gatos tão enlouquecidos?
| Foto:

A Nepeta Cataria é só uma plantinha, mais conhecida como catnip ou erva-do-gato, tem um efeito enlouquecedor para os bichanos. De acordo com a veterinária Cecília Vargas (ela também nos explicou sobre o ciclo dos gatos), do Fofutas Pet Shop, ela entra pelo nariz do animal e atua direto em seu sistema nervoso central. Seu efeito está ligado a um óleo essencial que existe nela, o nepetalactona, que é o princípio ativo que tanto atrai os felinos – isso mesmo! A planta faz efeito até nos leões!

Na Medicina Veterinária, ela é muito utilizada tanto para acalmar os felinos agressivos e para excitar e exercitar os mais apáticos. O efeito da catnip é mais intenso nos primeiros 10 minutos, sendo que os gatos em idade reprodutiva são mais sensíveis do que gatos filhotes, com menos de seis meses. Geralmente os machos reagem mais do que as fêmeas.

De acordo com Cecília, existem gatos que são imunes ao efeito da erva, mas são exceção, já que 75% deles está suscetível aos seus efeitos. E quais são eles? Aqui em casa, sempre que uso a erva para indicar um novo arranhador obtemos sucesso. Eles também rolam, miam, se esfregam e fazem um montão de estripulias.  “Apesar de não ser viciante, podemos dizer que o seu efeito é o parecido com uma droga, mesmo, já que ele age diretamente no sistema nervoso central”, finaliza.

Cat

Como usar?

Não há segredo. Todo pet shop vende saquinhos da erva desidratada. Assim, é só espalhar um pouco dela pelo chão, tapete ou no brinquedinho que você quer que o animal conheça. Existe também a opção do catnip em spray, mas a concentração do produto no líquido é menor e não faz tanto efeito quanto a a erva desidratada. Uma curiosidade é que a planta também serve como repelente de mosquitos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]