• Carregando...
Independentes? Nem tanto! Curiosidades sobre o comportamento dos gatos
| Foto:

British Shorthair Cat Wakes Up On The Table

Os felinos têm particularidades que podem ser notadas apenas com a convivência. A veterinária especialista em medicina e comportamento felino, Luciana Deschamps comenta que não existe nenhum tipo de fórmula que explique a conduta dos gatinhos. Segundo ela, a relação com o bichano se torna particular conforme o convívio com o tutor. A declaração foi feita na nova campanha da marca de ração Equilíbrio que trata o comportamento pra lá de diferente dos bichanos (assista no fim do post).

Aqui em casa, por exemplo, o Django e a Greta pegaram o péssimo costume de nos acordar de madrugada para pedir comida e atenção. E isso acontece todos os dias perto das 5h da manhã. Já tentamos floral, mudar o horário de completar o potinho de ração, oferecer peticos ou ração mole… E quem disse que funciona?

Das 37 espécies de felinos existentes apenas o leão vive em grupo. Isso quer dizer que os gatos são essencialmente individualistas e independentes. “Mas ser independente não significa amar menos”, diz Luciana. Cheios de particularidades e segredos, a veterinária confirma: “se você está doente ou com alguma dor, provavelmente o seu gato vai cuidar de você e vai ficar deitado próximo ao órgão que está prejudicado”.

A também veterinária e especialista em medicina felina Estela Pazos lembra que os gatos sabem demostrar bem o que desejam. E, mesmo convivendo bem com outros gatos, são solitários. “Se eles caçam uma presa vão comer sozinhos. Não há instinto comunitário”, explicou. Apesar de os gatos criados em casa precisarem da nossa ajuda para colocar ração e trocar a areia, eles não querem demonstrar que são dependentes. E sabe quando eles esfregam a região do focinho pela casa ou em alguém? “Apesar de os humanos não sentirem, o local libera ferormônios que sinalizam que o ambiente é seguro ou que essa é uma pessoa que eles gostam”, finaliza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]