• Carregando...
O Obama do Paraná
| Foto:

A volta ao trabalho inclui não apenas desenhar, mas ler, pensar e falar de política. Por esses dias, andei lendo, falando e pensando nos políticos locais e, não me lembro se meus dois vizinhos de blog Rogério Galindo e André Gonçalves já escreveram sobre isso, mas…existe um candidato a Obama na política do Paraná? Este não é um blog de política, nem entendo lá muito disso, mas tava me perguntando…existe um Obama paranaense em potencial?

Digo, um sujeito com a grandiosidade de espírito, o carisma, a eloquência, o discurso humanista, a capacidade de mobilização, o impacto positivo que seu aparecimento poderia causar na sociedade e sua imediata transformação em ídolo pop?

Temos um político com essas qualidades, legitimamente íntegro e ético? Bem, alguns poderiam argumentar que Don Vito Corleone era íntegro e ético à sua maneira, portanto, poderia-se afirmar que temos vários.

Seria possível surgir um político assim no estado, ou mesmo no sul do Brasil, onde a KKK só não ganhou uma filial no começo do século passado, porque a letra K não fazia parte do alfabeto brasileiro da época?

Temos quem?

Bem, vamos excluir todos aqueles que votaram suas próprias aposentadorias de madrugada, para não serem importunados por pessoas inconvenientes, como seus eleitores e oficiais de justiça, por exemplo. Atitudes como essa, revelam uma grande mediocridade de caráter, falta de compromisso e justificam tudo o que se fala de mal sobre eles. Estes, chegam, no máximo, a Severinos Cavalcantis. Caricaturas de pessoas públicas.

Não Sejamos Injustos

Ainda assim, eles podem ser chamados de humanistas? Claro, mesmo que eles entendam por humanos somente aqueles que são seus parceiros e parentes mais próximos. Podem ser considerados políticos de visão? Sim, pois enxergam a máquina pública como extensão do caixa eletrônico 24 horas. Pode dizer que causaram algum impacto? Lógico, o impacto nas contas do governo é o mesmo de nuvens de gafanhotos em plantações de soja.

Acho que não existe

Olha, honestamente, não penso que possa surgir algum político com uma mensagem que entusiasme as pessoas como Obama entusiasmou – nem estou dizendo, vejam bem, que Obama é um deus ou coisa parecida. Estou falando do impacto, do momento histórico, etc. Nenhum candidato a Obama no estado. Nem mesmo a Bill Clinton. Nem mesmo a Al Gore. Nem mesmo a Lula ou FHC.

Agora, candidato a Sarney, candidato a Renan Calheiros, candidato a ACM Neto, candidato a Maluf, candidato a Picolé de Chuchu, candidato a Genoíno…aliás, CANDIDATOS, tem centenas. Pode-se chamá-los de legião. Porque são muitos.

P.S. Todos os nomes citados neste texto são fictícios, qualquer semelhança com alguma pessoa confiável, terá sido mera coincidência.

P.S. Este é um texto de humor, não leve as coisas por aqui tão a sério assim ou você poderá desenvolver uma hérnia.

Tem coisas novas aqui e aqui!
(Benett)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]