• Carregando...
Emmy para Joia Rara consagra dramaturgia brasileira
| Foto:

Na noite de ontem, a teledramaturgia brasileira foi agraciada com o terceiro Emmy na categoria telenovela. A novela‘ Joia Rara’ venceu o Emmy Internacional 2014 na categoria ‘Novela’, durante a cerimônia de gala realizada no hotel New York Hilton. A estatueta foi entregue pela atriz inglesa Erin Richards às autoras Thelma Guedes e Duca Rachid e à diretora Amora Mautner, que subiram ao palco com os diretores Joana Jabace e Fábio Strazzer, e a atriz Paula Burlamaqui. Na plateia, a coautora Thereza Falcão e os colaboradores de texto Manuela Dias, Newton Cannito e Alessandro Marson comemoraram a conquista.

237729

Os diretores Fábio Strazzer e Joana Jabace, a atriz Paula Burlamaqui, a diretora de núcleo Amora Mautner e as autoras Thelma Guedes e Duca Rachid
(Foto: Globo / Luiz C. Ribeiro)

Emocionada, Thelma celebrou a vitória: “É uma emoção muito grande ter esse reconhecimento. Escrevemos esta história com o coração, pensando em levar uma mensagem de paz e compaixão. Saber que esta mensagem foi tão bem recebida é muito importante”.  Duca também festejou. “Acho que já é uma vitória ficar como finalista deste prêmio. Talvez tenha sido o trabalho mais difícil que já fiz. Já me sentia recompensada pelo próprio trabalho. Agora, ainda mais”, completou. A diretora Amora vibrou com o prêmio, que representa o mais importante tributo do mercado internacional de televisão. “É uma alegria trabalhar em um texto tão lindo, que pode ser entendido em qualquer língua. Fico orgulhosa de fazer algo no Brasil que tenha uma repercussão internacional”, comentou.

Compaixão, amor ao próximo, liberdade e a prática do bem são alguns dos temas que embalam ‘Joia Rara’, trama imersa na filosofia budista, que tem como pano de fundo cenários exuberantes do Nepal, as montanhas do Himalaia e o Rio de Janeiro dos anos 30 e 40. Escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid, com direção de núcleo de Ricardo Waddington e direção geral de Amora Mautner, ‘Joia Rara’ conquistou o público brasileiro com a história de amor de Franz (Bruno Gagliasso) e a operária Amélia (Bianca Bin), e de Pérola (Mel Maia), filha do casal que tenta unir os pais depois de tantos encontros e desencontros. A novela estreou no Brasil em setembro de 2013. Atualmente no ar no canal básico da Globo em Portugal, está entre os cinco programas mais vistos no país e, no próximo ano, será lançada no mercado internacional.

O prêmio consagra a boa dramaturgia brasileira e o trabalho inovador das autoras Duca Rachid e Thelma Guedes, além da diretora Amora Mautner, que se iniciou lá atrás, em “Cordel Encantado”. Ao buscar novos caminhos para a dramaturgia brasileira, a equipe de “Joia Rara” sagrou-se com o prêmio mais desejado da televisão mundial. Os bons trabalhos, aliás, já renderam resultados: o Fórum de Dramaturgia da Globo, comandado por Silvio de Abreu, aprovou uma história das autoras para o horário das 21h. E a diretora Amora Mautner, uma das melhores da nossa televisão, depois do sucesso de “Avenida Brasil”, foi elevada ao posto máximo da Globo: diretora de núcleo.

É torcer para que essa equipe continue trazendo um frescor para a nossa dramaturgia, tão carente de inovações. E viva a equipe e a teledramaturgia brasileira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]