• Carregando...
Jornalistas e acadêmicos destrincham dados da eleição na Universidade Positivo
| Foto:

O primeiro Hackaton de Jornalismo e Sistemas de Informação da Universidade Positivo acontece no próximo sábado (1º de novembro), no campus da instituição. Promovido pelo Grupo de Jornalismo de Dados da instituição, a maratona de programação vai reunir estudantes do Curso de Jornalismo e de Sistemas de Informação, além de jornalistas profissionais de veículos locais e nacionais, para desenvolver aplicativo que vai analisar os dados das eleições no Paraná. Com início às 8 horas, a ideia é que o aplicativo esteja concluído em no máximo doze horas.

br-pesquisa-aecio-dilma-segundo-turno1

Ao contrário do formato tradicional de Hackatons – no qual diferentes equipes trabalham em projetos distintos em busca de soluções similares –, este encontro reúne um grupo de pessoas de diferentes formações em busca de um mesmo objetivo. “Vamos inverter a lógica tradicional desse tipo de evento, focando em um trabalho conjunto em vez de competição”, explica a coordenadora do Grupo de Jornalismo de Dados da UP, Rosiane Correia de Freitas. “Outro ponto importante é o fato de que a mescla entre profissionais e acadêmicos permite que os alunos acompanhem como o jornalismo de dados pode ser útil”.

Além do aspecto jornalístico, a realização do evento é entendida como ótima oportunidade para os estudantes de Sistemas de Informação da instituição. “Nossa expectativa é de que o Hackaton permita o surgimento de ideias criativas e que agreguem experiência e dinamismo para nossas carreira, já que é necessário pensar em soluções e desenvolvê-las em curto prazo”, afirma a acadêmica de Sistemas de Informação Osmary Camila Bortoncello Glober.

Integrante do grupo MakeUp Code, que reúne mulheres interessadas em programação, Osmary ressalta a oportunidade de conscientizar a população sobre dados eleitorais e de estimular a participação feminina no ramo da informática. “Pretendemos colaborar com a sociedade, buscando a transparência e outras informações referentes aos números eleitorais e, ao mesmo tempo, mostrar o que o ramo da Informática também pode ser um universo feminino”, diz.

O realização do Hackaton no dia 1º de novembro foi definida de forma estratégica, pois considera o prazo máximo para divulgação dos dados eleitorais pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao longo do dia, serão analisados indicadores relativos à eleição que permitem fazer diversos cruzamentos de informações. “Entre outros assuntos, podemos acompanhar os financiadores de campanha e fazer uma série apurações por meio da análise dos dados”, explica a professora.

Inscrições

As inscrições podem ser ser feitas aqui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]