• Carregando...
Adriana Esteves e Gloria Pires encaram novas vilãs, que prometem boas emoções no horário nobre (Foto: Globo/Divulgação).
Adriana Esteves e Gloria Pires encaram novas vilãs, que prometem boas emoções no horário nobre (Foto: Globo/Divulgação). | Foto:

Quando uma novela não começa bem em audiência, sempre acende-se uma luz amarela na Globo. Amarela porque ainda tem muito tempo pela frente para se salvar a trama. No caso de “Babilônia”, as reações negativas por parte do público conservador e a bancada evangélica da Câmara dos Deputados serviram para afugentar o telespectador logo após a estreia.

Adriana Esteves e Gloria Pires encaram novas vilãs, que prometem boas emoções no horário nobre (Foto: Globo/Divulgação).

Segredo do passado envolvendo Beatriz (Gloria Pires) e Inês (Adriana Esteves) é antecipado por conta da baixa audiência (Foto: Globo/Divulgação).

É interessante notar, no entanto, que esse comportamento não é verificado nas redes sociais. A segunda tela adora a novela – com exceção da personagem chata de Camila Pitanga – e o aspecto progressista da trama é elogiado constantemente. A diretora geral Maria de Médicis vive coladinha no Twitter – acompanhando os comentários, respondendo alguns internautas, e favoritando um ou outro comentário. Não que isso vá modificar a novela, mas é um termômetro de contraponto com relação ao grupo de discussão – sempre formado por mulheres e com tendência a ser mais conservador.

A primeira atitude atingiu a novela no capítulo 12. Desde então, Babilônia alterou sua abertura, tornando o logotipo mais colorido e atraente para os telespectadores. A música, no entanto, que não agradou nas redes sociais, continua a mesma.

Operação salvamento

No ar, a Globo lançou chamadas de relançamento. A tática é usada para apresentar a novela a um telespectador que nunca assistiu a um capítulo da trama. Nos bastidores, a atriz Sophie Charlote e o ator Bruno Gagliasso tiveram de regravar diversas cenas. Isso aconteceu porque a personagem da atriz teve uma correção de rota. Inicialmente, Alice viveria uma garota de programa. O motivo? A birra, tudo para provocar a mãe, Inês, vivida por Adriana Esteves. Com o objetivo de atrair os telespectadores conservadores, os autores Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga jogaram fora diversos capítulos escritos e se debruçaram a criar novas cenas. Agora, os dois atores ganharão mais espaço na trama, mas Alice não será mais garota de programa. Será um Romeu e Julieta atualizado, ao lado do casal encabeçado por Chay Suede.

O segredo do passado envolvendo Inês (Adriana Esteves) e Beatriz (Gloria Pires) também foi antecipado. Agora, o público saberá antes que o pai de Inês se matou por causa de Beatriz e deixou um bilhete apaixonado para ela. Foi daí que o vício de sexo da personagem por Gloria Pires começou. Ainda menor de idade, ela teve um caso com o homem mais velho, que foi denunciado e preso. Separado da jovem que amava, ele não resistiu à depressão e se matou na cadeia. Como despedida, deixou um bilhete. Mas para Beatriz. E Inês nunca perdoou a amiga-rival por ter roubado a atenção de seu pai até o último momento de vida.

A antecipação aconteceu porque o público considerou fraca a explicação dada até então: uma ambição sem limites de Inês por Beatriz. Vamos lembrar que lá atrás, em Celebridade, exibida em 2003, nós também demoramos a descobrir porque Laura (Claudia Abreu) odiava tanto Maria Clara (Maria Clara Diniz), mas a história, tal qual lá, é boa e merece uma chance.

As cenas começaram a ir ao ar ontem (09) e continuam hoje (10).

 

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]