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Dante visita o inferno mais uma vez
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Divulgação/Visceral Games
O duelo de Dante contra a Morte: ponto-chave para a trajetória do jogo

Os pecados capitais já foram base para muitos filmes, livros, pinturas e congêneres. Umas das obras mais conhecidas que trata do tema é A Divina Comédia, do escritor italiano Dante Alighieri. Nela, o protagonista enfrenta uma odisseia, que passa pelo inferno, purgatório e paraíso, para reencontrar a amada. A primeira parte se tornou a mais conhecida do livro (escrito entre 1304 e 1321) por trazer os famosos círculos do inferno, nos quais cada um representava algum tipo de desobediência a um preceito católico: limbo, luxúria, gula, cobiça, ira, heresia, violência, fraude e traição. Esta também é a base para o jogo Dante´s Inferno, lançado recentemente para o Xbox 360 e Playstation 3.

A produtora Visceral Games, aclamada pela crítica após lançar o excelente Dead Space, trouxe para o mundo interativo um retrato quase fiel do poema clássico. O jogo, ambientado em 1191, é dividido em dez fases: um prólogo e os nove círculos já citados. Assim como na obra de Alighieri, o protagonista se chama Dante e enfrentará todos os obstáculos do outro mundo para conseguir salvar Beatrice. A história começa num acampamento com uma forte cena em que Dante costura um tecido em forma de cruz na própria pele após participar de uma cruzada, expedição militar e religiosa que tentava recuperar dos muçulmanos o território de Israel. Na volta, um dos primeiros desafios é duelar com a Morte, cuja a foice mudará de mãos em caso de vitória do mortal. Já em casa, Beatrice é encontrada morta, o que leva Dante a mergulhar nas profundezas do inferno.

A jogabilidade é visivelmente inspirada no clássico God of War, uma das mais célebres séries do Playstation 2 e que virou referência no gênero de ação. O jogador controla um boneco num vasto mundo em três dimensões. Na maior parte das vezes a tela se enche de inimigos possuídos, que devem eliminados com uma quantidade enorme de golpes repetidos e combinados – estilo conhecido como “hack and slash”. O produtor executivo do jogo, Jonathan Knight, se defende. “O que tentamos fazer de diferente foi focar na narrativa e fazer um jogo baseado no período medieval e na noção de vida pós morte imaginado por Dante. Nosso herói é um pouco mais acrobático que Kratos (protagonista de GOW). E, uma vez que você tenha vencido a Morte, verá que existem dois caminhos a seguir. Essa é uma mudança no gênero”, declarou ao diário americano USA Today.

Bem, já é uma mudança, mas nada que diminua a sensação explícita de ser estar jogando um genérico de GOW, o que também não pode ser considerado um ponto negativo. Entre as semelhanças estão as sequências de ação construídas de forma linear e sempre respeitando uma mesma lógica: multidão de adversários, monstro gigante de fim de fase e um quebra-cabeça não muito inspirado. As batalhas contra os “chefões” seguem os passos de Kratos ao adotar os agora populares “quick time events”, quando o jogador deve apertar o botão em uma determinada ordem em um tempo exato para subjulgar o inimigo. Já os “caminhos” citados pelo produtor realmente são um diferencial. Durante as batalhas, pode-se escolher entre libertar ou punir os demônios que aparecem pelo caminho. As escolhas, crueldade ou compaixão, trazem consequências na história. Além disso, as almas libertadas geram mais energia, o que permite que se aumente as habilidades e magias do personagem.

O melhor de Dante´s Inferno, no entanto, está na direção de arte. Não só pelo uso das imagens dantescas dos cenários. A imaginação da Visceral voou longe na hora de criar os principais inimigos, todos inspirados nos pecados capitais. Como no caso da fase sobre a Luxuria, na qual uma imensa Cleópatra retira demônios dos mamilos. A mais sincera descrição do jogo ficou com a ESRB, entidade americana de classificação de games, que o vetou para menores de idade: “O jogo contém conteúdo sexual e imagens de nudez. (Em uma cena) O chefe da fase deixa o pênis visível durante o voo enquanto cospe fogo. Há física aplicada nos órgãos sexuais masculinos e femininos”.

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