• Carregando...
O que você vai jogar em 2010
| Foto:
Reprodução
Com filtros que simulam uma aquarela, Super Street Fighter IV traz mais personagens e novos golpes para a série de sucesso

Ano novo começando e é hora de olhar para frente. Momento para fazer um planejamento e economizar cada trocado para a compra dos melhores jogos que aparecerão nas prateleiras nos próximos doze meses. E 2010 tem tudo para ser um dos melhores da história dos videogames. Todas as plataformas, inclusive as portáteis, estão programando uma série de lançamentos que desde o ano passado vem roubando a atenção de quem acompanha as notícias da indústria. Só os mais desapegados devem ficar indiferentes às novas versões de God of War (que fará sua estreia em alta resolução) e Bioshock (provavelmente o melhor jogo já lançado desta geração). Como vem acontecendo nos últimos tempos, os videogames devem ser novamente o foco da indústria do entretenimento neste ano, deixando no chinelo o cinema e outros.

Também será um ano de consolidação para a plataforma que estava tendo o pior desempenho, o Play­­station 3. Desde de 2008, quan­­do Little Big Planet faturou o “Game of The Year”, a Sony vem fa­­zendo investimentos pesados para conseguir franquias para o seu console. O resultado já veio em 2009, quando Uncharted 2, Kilzo­­ne 2 e outros exclusivos conseguiram fazer as vendas do PS3 superar às do Xbox 360 em diversos países. Mas o chumbo grosso mesmo a gi­­gante japonesa deixou para 2010. O mais esperado é, sem dúvida, God of War III, que trará o herói Kra­­tos pela primeira vez em alta de­­finição. A expectativa é tanta que, para suprir a demanda dos con­­sumidores, foi lançado uma versão comemorativa dos dois jogos anteriores, que até então só tinham aparecido no já datado Playstation 2.

O PS3 contará também com Gran Turismo, uma das séries de corrida que mais vendeu em todo mundo e chega a sua quinta versão. A promessa é que seja a aventura sobre rodas mais realística que o mercado já conheceu, com efeitos de danos e física aprimorados. Com bem menos velocidade, a produtora Team ICO, venerada pe­­las obras-primas ICO e Shadow of Co­­lossus, lança, ainda sem data definida, Last Guardian. A história é man­­tida em segredo, mas um ví­­deo divulgado durante a última E3 comoveu parte da imprensa ao mos­­trar o relacionamento entre um menino e um monstro de asas. É promessa de mais uma história simples com jogabilidade cativante. Novos nomes que devem causar muito barulho são MAG (permitirá que até 256 pessoas disputem uma partida ao mesmo tempo) e Heavy Rain, jogo de ação que promete que­­­­­­brar os “tradicionais paradigmas”, segundo os desenvolvedores. Se esta coluna fosse dada a pre­­visões rasteiras tascaria que o tricampeonato do “jogo do ano” já es­­­­­­­tá nas mãos da Sony. A luta, no en­­­­tanto, é dura. E a Microsoft guardou boas cartas na manga para re­­cuperar parte do terreno perdido.

O mais recente livro Guinness World Records classifica os jogos Halo como a série mais valiosa da atualidade. Sabendo disso, a Microsoft prepara uma das maiores ações de marketing na história para tornar Halo Reach, exclusivo para o Xbox 360, um dos mais vendidos em todos os tempos. O console receberá ainda Fable III, RPG de autoria do guru dos games Peter Molyneux, e Alan Wake, espécie de “thriller” psicológico. Neste último, o jogador assume o papel de um escritor especializado em histórias de terror que tenta reconstruir sua vida após a perda de sua mulher. Enredo “cabeça” para um jogo promissor.

Já o Wii reina sozinho num universo à parte. Provavelmente continuaria vendendo muito mesmo se não houvesse previsão de grandes lançamentos. Super Mario Galaxy 2 e Metroid Other M sozinhos já realizam o sonho de muitos fãs das séries e estão confirmados para os próximos meses. A Nintendo, porém, quer desfazer a péssima imagem de 2009 e promete lançar ainda um novo The Legend of Zelda. De lambuja os proprietários do console poderão se divertir com as continuações de No More Heroes e Red Steel.

Nos PCs, Starcraft 2 deve centralizar as atenções. A série Pokemon ganhará dois novos games no Nintendo DS. O PSP recebe Metal Gear Solid: Peace Walker e Dante’s Inferno. Outros lançamentos previstos com altas doses de expectativa e que estarão disponíveis para várias plataformas: Bayonetta, BioShock 2, Red Dead Redemption, Final Fantasy XIII, Super Street Fighter IV e Mass Effect 2.

Depois de tanto bombardeio de grandes jogos é preciso ainda reunir forças para testar aqueles títulos que nunca aparecem nas listas dos mais esperados e que acabam roubando a cena, como aconteceu em 2009 com Shadow Complex (Xbox 360), FlOwers (PS3) e Scri­bllenauts (DS). Não vai sobrar muito tempo para ir ao cinema.

– Acompanhe o blog pelo Twitter

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]