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Uma corrida fotorrealística
| Foto:
Divulgação/Sony
Por trás do voltante: Gran Turismo 5 é o melhor game de corrida já feito. Mesmo assim, provocou decepção

Uma das mais respeitadas produtoras de jo­­gos de videogame trabalhou arduamente durante cinco anos para conseguir colocar nas prateleiras o mais realista simulador de corrida já feito. Anos de desenvolvimento e milhões de dólares gas­­tos terminaram num jogo tecnicamente perfeito, com ní­­vel gráfico dificilmente igualável nesta geração. E, mesmo as­­sim, os jogadores ficaram parcialmente frustrados ao colocar as mãos em Gran Turismo 5, ex­­clusivo para Playstation 3 re­­cém-lançado.

E a culpa é da própria Poly­phony Digital que, equivocadamente, criou uma exacerbada expectativa de público e crítica ao apresentar em 2005, durante uma feira de games, um vídeo chamado de “Vision Gran Tu­­rismo”, no qual era quase im­­possível identificar se era computação gráfica ou se se tratava de uma coleção de imagens reais. Lembrando que o console da Sony só seria lançado no ano seguinte à assombrosa apresentação. As informações foram apa­­recendo a conta-gotas até que, em 2009, os produtores abri­­ram o jogo e confessaram trabalhar no quinto título da série de maior sucesso entre os apreciadores de carros virtuais. As cenas daquele primeiro ví­­deo ainda impressionavam e ficava a pergunta até onde os programadores conseguiriam ir para melhorar o que já parecia perfeito.

Com a pressão dos fãs e do mercado, a Polyphony lançou duas versão prévias, chamadas de HD e Prologue. Produtos que, por mais que fossem bons jogos, não chegavam aos pés do que to­­dos estavam esperando. A espera acabou em novembro.

Mais de mil carros perfeitamente modelados estão disponíveis para serem usados em 71 pistas em 26 países. Entre eles, há 200 veículos classificados como “premium” e que foram especialmente modelados para o game e trazem uma visão interna do cockpit. Grandes mar­­cas como Audi, Alfa Romeo, BMW, Dodge e Ferrari estão presentes. Além de modelos de karts, kombis, muscle cars, utilitários e bó­­lidos de competição. Entre as no­­vidades está o controle de da­­nos com algoritmo capaz de mudar o comportamento dos estragos na carcaça conforme as mais diversas variáveis, como velocidade, ma­­terial de impacto, tipo de pista (asfalto, terra…) ou clima (neve, chuva…). As pistas mais famosas do mundo estão presentes. Disputar corridas virtuais em High Speed Ring, Suzuka ou Nürburgring com detalhes em alta resolução é uma experiência incomparável.

O jogo oferece ainda uma boa variedade de tipos de disputas. Pode-se desde construir uma carreira automobilística e ir “tunando” os carros adquiridos até se sentar no banco do passageiro para apenas orientar o piloto controlado pelo computador. O modo Arcade é mais simples e direto, permitindo que jogadores com menos tempo de dedicação possam desfrutar de quase tudo o que o jogo oferece. O desafio está no modo GT Mode, que prioriza a simulação. Destaca-se também a inclusão de um divertido modo online, que permite disputas pela internet com até 16 jogadores.

Mesmo assim, Gran Turismo 5 foi recebido com certa parcimônia pela crítica, que preferiu não dar as notas máximas, o que o levou a ficar com uma média de avaliação de 80% segundo o site Metacritic. Da parte dos jogadores, apontou-se alguns pequenos problemas no menu, efeitos sonoros pouco trabalhados e falta de opção de desenvolvimento no modo carreira. Nada que impedisse, porém, que GT5 se tornasse em poucos dias o game mais vendido do Playstation 3 até o momento, com 5,5 milhões de unidades. Com uma média de 420 mil cópias vendidas diariamente. É um jogo perfeito, mas foi prometido ainda mais.

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