• Carregando...

Tem um fórum no Caderno G da Gazeta do Povo que pergunta: o que as pessoas esperam da política cultural do estado e do município? Evidentemente que as pessoas ligadas à área cultural reclamam da falta de políticas culturais definidas, que apóiem as produções locais e propiciem um entrosamento e uma divulgação nacional do que é produzido por aqui. Concordo com isso, mas também é preciso prestar atenção no que está sendo feito graças ao trabalho dos valorosos profissionais que, independente de qual é o governo, lutam pela cultura no estado.

Dois projetos merecem destaque e surgiram de dentro da Secretaria da Cultura. Não são daqueles que aparecem muito para o público, mas são importantíssimos. O primeiro, é o que está instalando uma biblioteca em cada um dos 399 municípios paranaenses. Há algo mais importante que isso para a literatura?

O outro projeto está em pleno andamento, mas ainda deveremos ter de esperar quase um ano para podermos usufruir dele. Todo o acervo cultural do estado está sendo digitalizado e certificado para que possa estar disponível para a população através da internet. Isso significa tudo, entendeu? Tudo, dos jornais, revistas, livros da Biblioteca Pública do Paraná, aos acervos de museus, incluindo as preciosidades do Museu da Imagem e do Som, além dos arquivos com documentos oficiais.

Alguém aí pode contestar a importância desses dois projetos? Claro que não. Talvez pudéssemos reclamar maior apoio a eles dentro do governo, para que possam andar mais rápido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]