• Carregando...
A Virada Cultural independente de Curitiba
| Foto:
Dilvulgação
Blindagem abre a série de shows em homenagem ao Ivo Rodrigues no TUC

A semana marca um tsunami de atrações musicais em Curitiba, graças à Virada Cultural, que promete dezenas de shows em vários palcos da cidade por 24 horas seguidas entre os dias 6 e 7. Além disso tem a versão estendida, chamada Corrente Cultural, que leva outra dezena de shows para mais palcos durante todo o mês.

Não será fácil escolher o que ver. É claro que tem as atrações nacionais, como Paulinho da Viola, Pato Fu e Roberto Carlos (promoção da RPC TV, em comemoração aos 50 anos), tudo grátis. Mas tem música paranaense para todos os gostos. Vou falar apenas de dois palcos que reunirão estilos diferentes, de músicos que venho falando por aqui nas últimas semanas. Nada contra os outros, mas estas são duas iniciativas independentes, surgidas entre os músicos e que ganharam seu espaço. Nos próximos dias, a Gazeta fará mais matérias a respeito e trará a programação completa da Virada para cada um escolher o que fazer (confira os destaques de teatro na página 4 desta edição).

Meus palcos escolhidos são o do TUC e o Bicicletário do Passeio Público.

Panelaço – Ao Ivo e a Cores

Fará uma homenagem a Ivo Rodrigues e começou com uma ideia de Dary Jr. ainda no velório do músico. Ali surgia o que viria a ser conhecido como Panelaço 2010, ideia posteriormente encampada pela prefeitura. Trará várias bandas que estão com trabalhos novos ou os finalizando. A programação no TUC será aberta ao meio-dia com a oficialização do nome de Ivo Rodrigues à sala de espetáculos. E, justamente por isso, os shows começam com a apresentação da banda Blindagem. Serão 13 bandas se revezando no palco, apenas duas de fora do Paraná e todas farão versões de músicas de Ivo.

Além disso, como informa Dary Jr., as bandas Match, Dissonantes e Violins (GO) vão lançar seus novos álbuns. Outras, como A Inimitável Fábrica de Jipes, Cabaret, Mordida e Los Porongas (AC), estão com discos prontos ou em fase de finalização e devem mostrar músicas inéditas nos shows. E a Terminal Guadalupe fará sua última apresentação em Curitiba, antes do já anunciado fim.

Canções de Ivo Rodrigues a serem apresentadas no Panelaço

Giovanni Caruso e o Escambau – “Gaivota”Colaterall – “Rapidamente”Cosmonave – “Loba da Estepe”

Match – “Marinheiro”

Mordida – “Não Posso Ver”

Cabaret – “Palavras”

Dissonantes – “Se Eu Tivesse”

Terminal Guadalupe – “Dias Incertos”

A Inimitável Fábrica de Jipes – “Volto na Primavera”

Los Porongas – “Cheiro do Mato”

Violins – “Legião de Anjos”

Anacrônica – “Hoje”

Fora da Casinha no Bicicletário

A programação do Virada Cultural de Curitiba iria deixar de fora nomes importantes e talentosos da música do Paraná. Pois alguns desses músicos não ficaram chorando no canto nem xingando na internet. Foram à luta, se organizaram e criaram o espaço “Fora da Casinha”. Por fim, conseguiram o apoio da prefeitura e entraram na programação da Virada em um espaço ainda não testado, o Bicicletário do Centro Cívico – junto ao Palácio das Araucárias.

Veja a programação do Fora da Casinha

Sábado

16h – Felixbravo
17h – Real Coletivo Dub
18h – Colina Dub
19h – Universo em
Verso Livre
Entre as apresentações das bandas – DJs 171Kbps

Domingo

14h – Mirabolando
15h – Manchinha Trio
16h – Janaina Fellini Projeto Mulheres e Canções
17h – Serenô S.A.
18h – Locomotiva Duben
19h – Molungo
Entre as apresentações das bandas – DJ Dé Gomide

——

Estou com a sensação de que tem alguém me seguindo: twitter.com/sobretudo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]