• Carregando...
Atletiba sem ninguém é mais seguro
| Foto:

O que a população espera da polícia é que ela a proteja. A decisão de se permitir apenas uma torcida no Atletiba é, para a polícia, uma forma preventiva de proteger a população. Esse pensamento é correto. Porém, é de se perguntar: tudo o que a polícia puder fazer preventivamente para prevenir a violência é válido?

Não, nem tudo.

Albari Rosa/ Agência de Notícias Gazeta do Povo

A polícia não pode interferir nos direitos de cidadania. Ao contrário, ela existe para preservar estes direitos.

O caso do Atletiba guarda certa semelhança com o que aconteceu no pré-carnaval do bloco Garibaldis e Sacis. Depois de trocar os pés pelas mãos e pelas balas de borracha, a solução que parte da polícia cogitava para garantir a segurança dos foliões era tirar o bloco do Largo da Ordem. Felizmente, prevaleceu o bom senso e o Garibaldis e Sacis e a PM se entenderam e a cidade ganhou mais um dia de pré-carnaval seguro e tranquilo, como vinha acontecendo havia uma dúzia de anos.

A polícia, ao apresentar essas alternativas, está pensando na segurança da população, não se pode negar isso. Também não é culpa da polícia a incompetência administrativa dos cartolas do nosso futebol, que faz uma bomba do tamanho do maior clássico do estado cair no colo da PM. Portanto, é injusto colocar toda a culpa no setor de Segurança do estado. É preciso saber como e quem originou o problema.

A solução, no entanto, não foi a melhor, foi apenas a mais fácil.

Seria também mais fácil para a polícia se não houvesse torcida nenhuma, ou que fosse proibido o desfile do bloco Garibaldis e Sacis, que fossem proibidas quaisquer manifestações culturais e esportivas de grande porte.

Ainda não chegamos lá, felizmente. Mas se as autoridades responsáveis continuarem preferindo o caminho mais fácil, logo chegaremos a isso.

Para concluir, faço questão de ressaltar que a culpa não é da polícia. As direções do Atlético, Coritiba e da Federação Paranaense de Futebol, que não encontraram solução melhor, são as responsáveis por deixar que a polícia diga como é melhor se promover um jogo de futebol. Certamente esta não é a função da polícia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]