• Carregando...
Reprodução de videoclipe da banda ParanoiKa
Reprodução de videoclipe da banda ParanoiKa| Foto:

Começou mais um Breakout Brasil, programa musical do Canal Sony que escolhe e premia talentos musicais. Neste ano foram mais de 6 mil inscrições de todo o país e apenas 12 grupos foram selecionados para o programa em si.

Funciona no formato reality show, em que os participantes passam por desafios musicais e disputam um contrato de gravação pela poderosa Sony Music. Entre os 12 participantes deste ano estão dois representantes do Paraná, a banda Retrosense, de Maringá, e o Donna Duo, que reúne as cantoras e compositoras Dani Zan, também de Maringá (e Curitiba), e Naíra Motta, de Porto Alegre.

Reprodução de videoclipe da banda ParanoiKa

Reprodução de videoclipe da banda ParanoiKa

Retrosense faz um rock deliciosamente juvenil, com várias vertentes, que passam, como eles mesmo descrevem, por influências tão diversas como Guns N’ Roses, Paramore, The Beatles, Linkin Park, Roxette, Rosa de Saron, The Cranberries.

Já o Donna Duo vai do pop ao samba, passando pela milonga e a MPB. De presença forte pela beleza e pelas vozes e arranjos criativos, as duas casam muito bem o baixo ao mesmo tempo rítmico e melódico suingado de Naíra com a voz potente e guitarra/violão encorpados de Dani.

Esta é a segunda edição do Breakout. No ano passado, a banda paranaense ParanoiKa chegou até a final e deveria ter vencido – caso houvesse justiça em reality shows. Mas foi uma experiência interessante e bem aproveitada por Cesinha Mattos e Karla Hill. Depois disso, eles fizeram vários shows pelo país e também uma excursão breve pela Holanda, de onde voltaram ainda mais cheios de ideias e com um clipe gravado e um disco em andamento, que deve ser lançado no ano que vem.

Pedi para os “paranoiKos” contarem um pouco do novo trabalho, da sua experiência com o programa Breakout Brasil e, como “irmãos experientes”, darem alguns conselhos ao Retrosense e ao Donna Duo. Então lá vai:

Sobre o novo álbum

“A ParanoiKa está em processo de produção do seu segundo CD e dessa vez com mais experimentações. Estamos preparando tanto canções com ‘veia pop como outras mais ‘cabeludas’, em que entra mais o lado experimental. Uma novidade é que teremos mais composições em parceria (no primeiro CD, Cesinha Mattos compôs a maioria). É um diferencial bacana, pois vai diversificar tanto no estilo de letra como nas melodias, incrementando mais a nossa proposta de som. A maioria das músicas será em inglês porém terão músicas em português também.

Um dos diferenciais desse trabalho é que o público irá perceber com mais intensidade aquela pegada eletrônica que já havia no primeiro CD. Dessa vez serão oito sintetizadores diferentes usados na produção (no primeiro disco, foi somente um), o que com certeza trará uma cara nova e arranjos mais sagazes ao trabalho.

Uma das músicas desse novo disco teve um experimento curioso na sua concepção. Fizemos o clipe antes de compor a música. Com imagens captadas na nossa tour pela Holanda, Cesinha editou um roadmovie que serviu de inspiração para a composição da letra e da música. Ficou muito bacana o resultado e lançaremos o vídeo antes do disco.

Não sabemos ainda exatamente como será a distribuição do álbum, mas a previsão é pra março/abril do ano que vem.”

Sobre o Breakout e as bandas

“A consequência em ter participado do Breakout Brasil foi ótima para a ParanoiKa. Tivemos a chance de estar em contato com produtores importantes como o Dudu Marote e o Edu K, conhecer bastante gente do meio musical, trocar ideias e receber orientações. A banda pôde se descobrir mais. Foi um momento em que se abriu muitas portas e ganhamos mais notoriedade fora de Curitiba. Para aproveitar melhor essas oportunidades, a Karla se mudou pra São Paulo e agora trabalhamos a banda em dois locais: eu no estúdio aqui em Curitiba e a Karla com os contatos em Sampa. Periodicamente nos encontramos para gravações, ensaios ou compromissos com divulgação tanto em Curitiba como em SP.

Para as bandas Donna Duo e a Retrosense, que são ótimas cada uma em seu estilo, o ensinamento que foi importante para nós e que queremos passar é o de ouvir e aceitar críticas. Dessa maneira as bandas podem se reinventar e refinar o seu som. Também trabalhar muito com as redes sociais criando um discurso junto ao seu público, ensaiar o quanto for possível para os shows saírem legais e tão logo for possível apresentar um trabalho novo que pode ser um single, um videoclipe. Tem que aproveitar a exposição e mostrar trabalho.”

Programe-se: Breakout Brasil. Canal Sony. Domingos, às 21h30. www.breakoutbrasil.com

Links de vídeos da ParanoiKa:

Another chance, Live in Holland

Ficando Louca, Live in Holland

Último clipe “Vale quanto for”

Links para a banda Retrosense:

Links para o Donna Duo

https://www.youtube.com/watch?v=XYId5n1ng5g /

https://www.facebook.com/donnaduo

http://open.spotify.com/user/breakoutbrasil/playlist/5WcDPoOVIW0S4bl2EQCYCw

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]