• Carregando...
É tudo pulga do mesmo cão
| Foto:

Da coluna Acordes Locais, que sai toda quarta-feira na Gazeta do Povo e é dedicada à música e aos músicos do Paraná:

Os assuntos e as polêmicas são muitos. Tento aqui atualizar trabalhos já lançados e que não comentei. E tem mais polêmica sobre as rádios.

João Castelo Branco / Divulgação
Universo em Verso Livre: trabalho com energia e competência, arranjos bem cuidados e estrutura mais profissional

Universo em Verso Livre (http://bit.ly/crZnWG) – A banda lançou-se em 2001 com o CD “Estrada do Querer”, passou por um disco gravado ao vivo no Teatro Paiol, em 2003, e há ainda o EP “O Ganzá do Galero Cantador”, de 2005. Agora, lança o disco “Lôa”, que tem produção de André Abujamra. É o trabalho mais bem cuidado, com estrutura mais profissional, um som com produção dedicada, arranjado com cuidado e tocado com energia e competência. É a maturidade da banda que gosta de se divertir e fazer os outros se divertirem com groove, batuques e riffs de guitarras.

Nesse trabalho, as músicas vão do reggae ao latino, do batuque de terreiro ao pop-rock, mas, como eles diriam, “é tudo veneno do mesmo frasco”, ou “tudo poeira do mesmo vento”, ou ainda, “é tudo pulga do mesmo cão” – pedaços da letra de “Irmãos”, que está no CD. Vão da delicadeza da flauta de pífano ao peso de duas baterias. Das guitarras distorcidas, aos dedilhados do violão ou cavaquinho. É tudo música livre, música para viajar neste universo que se expande em versos e sons. Livre de estilos e imposições. A criatividade é a única regra.

Maquinomem (www.myspace.com/maquinomem) – Inspirado desde o nome por um poema de Helena Kolody, o duo formado por Auro Sanson Moura e Danilo Cardozo da Silva faz canções e baladas com levada folk. As letras carregam um quê de protesto e apelo moral. Lançou CD dentro do projeto “Bandas Fora da Garagem” (www.bandasforadagaragem.com.br), capitaneado por Vadeco e Jorge Falcón.

Pão de Hamburguer

A banda Pão de Hamburguer fez show no Guairinha para gravar um DVD ao vivo com suas novas músicas. Pela prévia que se pode ver pela internet (http://bit.ly/d86KxN), ficou tudo bem bom. Rock vigoroso e criativo.

Magaivers

Mais uma banda que amadureceu. Está lançando seu quinto disco, “V”, e já fez a festa de lançamento. Você pode ir acompanhando a banda pelo blog: http://magaivers.blogspot.com.

Rádio

Depois da polêmica da semana passada, mais uma correspondência de radialista sobre apoio à música local. Agora é de Luciana Monteiro:

“Concordo em grande parte com o que o colega de trabalho Mauro Muller disse a respeito das emissoras de rádio não divulgarem o trabalho local. A cena musical curitibana cresceu muito nos últimos anos e acompanho o cenário há pelo menos 15 anos.

“Sou produtora da Rádio Paraná Educativa FM e produzo entre outros programas, o Produção Independente que vai ao ar todos os sábados às 15h mostrando trabalhos belíssimos que não são divulgados em outras rádios. Em nossa programação diária tocamos mais de 80 artistas paranaenses. Poderia citar aqui alguns que, aliás, só tocam nessa emissora, como Lydio Roberto, Sergio Albach, Julião Boêmio, Grupo Fato, Rogéria Holtz, Clarissa Bruns, Daniel Migliavacca, Vocal Brasileirão, Trio Quintina, Tao do Trio, Iso Fischer, Alexandre Nero, Mundaréu, João Pedro Teixeira, Blindagem, Glauco Solter e por aí vai.

“Sim, você pode dizer que a rádio não faz mais que a obrigação dela por se tratar de uma rádio Educativa etc. Esse discurso eu ouço bastante e garanto a você e a seus leitores que fazemos aqui o que é possível e até gostaria, sinceramente, que a sociedade participasse e discutisse mais a respeito da nossa programação, mas, infelizmente, isso só acontece de forma individual, ou quando lemos as críticas em jornais, como muitas vezes já presenciei.

“Esse relato é apenas para dizer que a Rádio Paraná Educativa toca e divulga há anos a música produzida em Curitiba e no Paraná.

“Também produzo shows em Curitiba e tenho um site cultural: www.mosaicoculturaearte.com.br. Talvez seja o único site dedicado à música local com agenda, artigos e uma seleção de artistas daqui mostrando seu trabalho por meio de release, foto e uma faixa musical. Ouçam e vejam como tem gente boa neste lugar!”

——

Estou com a sensação de que tem alguém me seguindo: twitter.com/sobretudo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]