Giovanni Caruso & O Escambau arrasam em terras paraguaias

A banda paranaense-gaúcha-paraguaia Giovanni Caruso & O Escambau acaba de voltar de uma excursão por terras paraguaias. Muito bem sucedida e divertida. O Ivan Rodrigues, baterista de muitas mãos e muitos ritmos, comentou que a banda havia feito um diário de viagem e perguntou se eu me interessaria. o resultado está descrito aí abaixo, em texto, fotos e vídeo. Confiram:

Sexta-feira, 13/4/2012

Chegamos e nossa foto já estava no caderno de cultura do jornal “ABC Color”, fomos direto da rodoviária a uma agência de modelos fazer nossa inscrição para trabalhar como acomodadores na área VIP do show do Paul McCartney.

Dali fomos direto montar o palco e passar o som no bar “Planta Alta”. O cenário era idêntico àquele dos Beatles no terraço da Apple, mas no lugar de Londres, Asunción e dos Beatles, o Escambau. Ademais, diferente da apresentação dos besouros, era aberto ao público.

Foi fantástico, inesquecível. Muitas bandas sonham em tocar num cenário como este, nós estávamos o realizando em pleno centro de Asunción. Menos de uma hora após terminar o show, corríamos semi-bêbados para juntar as coisas, um temporal estava se anunciando e viria a desabar com violência pouco tempo depois.Começamos nossa tour Paraguay com a sorte ao nosso lado.

Sábado, 14/4/2012

Neste dia tocamos em dois lugares. No fim de tarde nos apresentamos num palco montado em pleno cais do porto de Asunción (outro cenário maravilhoso, rente aos barcos e navios ancorados ali no Rio Paraguay), numa feira de artes e diversidades chamada “Puerto Abierto” – entrada franca. Acabou sendo um show histórico no fim das contas. Devido a expectativa de chuva, acabaram transferindo o palco para o hall de entrada do porto e foi a primeira vez que ali se viu e se fez um espetáculo, levando em consideração que o país vem de uma ditadura ainda recente e que o porto é, todavia, campo de batalhas políticas, território hostil, segundo os próprios organizadores, a qualquer ramo afastado da própria política.

Dividimos o palco com uma banda de reagge argentina chamada “Natura Manda”.

Mais tarde nos destinamos ao bar “Rockero”, no qual trabalhamos na portaria cobrando as entradas das 21h à 1h, quando começamos a tocar. O bar estava explodindo de gente e fizemos um show muito bom. Ficamos bebendo entre novos amigos paraguayos até amanhecer. A essa altura o Led – teclados – já estava fazendo planos e cálculos para morar no Paraguay.

Domingo,15/4/2012

Fomos para uma casa em San Bernardino, as margens do Lago de Ypacaraí para descansar um pouco e curar a ressaca. Mas, na real, acabamos fazendo uma festa de arromba com os amigos do pai da Lolo. Rock’n’Roll da pesada.

Segunda-feira,16/4/2012

Outro dia de “descanso”. Batemos uma bola, tomamos um banho no lago e fomos almoçar por volta das 17h – o Led dormindo -, foi quando nos telefonaram dizendo que o Paul McCartney estava hospedado numa casa na mesma micro-cidade em que nos encontrávamos. Acabou a paz. Fomos atrás do velho, encontramos a tal casa, trocamos uma idéia com a empregada, esperamos na frente, plantados e, obviamente, não deu em nada. Cervejas, fogueira e cama.

Terça-feira,17/4/2012

Acordamos e voltamos para Asunción, direto pro Estádio Defensores del Chaco trabalhar, cheios de orgulho, na “Staff” do McCartney. Trabalhamos como acomodadores na área VIP, começou o show, tiramos as camisas verde-limão escrito “Host” e corremos, imediatamente, para ficar o mais próximo possível do nosso ídolo. Foi foda demais!!! Mágico. E ainda por cima recebemos Gs$ 50.000 pra isso, surreal, hahaha. Veja fotos postadas no Facebook aqui.

Quarta-feira,18/4/2012

Fomos na rádio “Rock’n’Pop” e no jornal “ABC Color” fazer entrevistas e divulgação.

Nessa altura metade da cidade já sabia que haviam uns brasileiros fazendo um escambau por ali. Saiu neste dia um vídeo de um improviso que fizemos de “bis” no primeiro show (veja abaixo). Um amigo da Lolo (Ramiro Gomez) gravou e nem percebemos, editou, lançou e ficou bem legal, foi bastante compartilhado por lá e acabou nos obrigando, inclusive, a colocar a tal música no nosso repertório.

Já estávamos até sendo reconhecidos com uma certa frequência pelas ruas. A noite, o Led (ele outra vez!) quebrou o pé pulando o muro do hotel de madrugada pra comprar cerveja (heheh!).

Quinta-feira,19/4/2012

Era o dia do nosso último show, estávamos todos apaixonados pelo Paraguay (especialmente pelo povo e pela comida) e concordando que era essa a nossa viajem profissional com melhor aproveitamento até então. À noite tocamos num Irish Pub denominado “Kilkenny” – showzasso! Som maravilhoso.

Pra coroar nossa tour, apareceu no fim da noite um véio gordo com cara de mafioso, brasileiro, nos convidando para sua festa, na sua boate, onde, teoricamente, apareceriam algumas das grandes figuras do Heavy Metal que estavam se apresentando em Asunción. Fomos, bebemos, nos divertimos e nos despedimos do Paraguay desta maneira, levando o cano do Charlie Sheen, Gene Simons e cia.

Terminamos a noite entre amigos que fizemos por lá, tomando cerveja e matando a fome com aqueles maravilhosos “lomitos” paraguayos.