• Carregando...
O novo Som da Cidade
| Foto:

Logomarca do projeto, que chega a sua quarta edição

Começou no domingo passado, um pouco depois do fim do jogo do Brasil, a quarta edição do projeto O Som da Cidade, do Sesc de Curitiba. A nova fase começou com espetáculo do Grupo Omundô e sua Música dos Povos. O primeiro show, mostrando a pesquisa em sonoridades étnicas, caiu bem para apresentar o projeto que terá shows de junho a outubro, no Teatro Sesc da Esquina e culminará, em dezembro, com um grande espetáculo ao ar livre com a presença de vários grupos e artistas.

A ideia do projeto, para o qual fui convidado a ser um dos curadores, é justamente mostrar um apanhado dos variados estilos de música feitos atualmente no Paraná. Assim, não é uma amostra de um estilo específico, mas a variedade e a diversidade são a tônica. Começou com música étnica e, já no próximo domingo, às 18 horas, será a vez do samba de Adoniran Barbosa reunindo no mesmo palco os grupos Combinado Silva Só e Gente Boa da Melhor Qualidade.

Como vocês podem ver pela programação que segue, vários estilos estão representados. Vai do pop/rock das bandas Mordida, Lívia e os Piá de Prédio, ruído/mm e Punkake, à MPB e samba de Gil Bandeira, grupo Serenô, Thiago Chaves, Banda Sincopé e Espinho na Roseira, passando pelo choro de Daniel Migliavacca, pelo experimental e erudito de Ângelo Esmanhotto, pela música armorial do Grupo Rosa Flô e até por grupos que se caracterizam mesmo pela mistura total, como a Banda Gentileza.

Projetos assim dão a possibilidade a muitos grupos de se utilizarem da estrutura técnica e organizacional de um teatro de verdade e, ali, se planejarem melhor com shows que podem correr o país. Ou seja, eles podem ir além dos bares e dos espaços alternativos e restritos aos quais estão acostumados. Mas não se trata de um espaço para iniciantes, pois a qualidade musical foi o critério principal para a escolha dos músicos e grupos. Outros critérios foram justamente a diversidade e as propostas musicais. Além de ser uma oportunidade para os músicos e bandas, é também para o público, que terá acesso a bons espetáculos com conforto e preço acessível (ingressos a R$ 5 e R$ 10).


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]