• Carregando...
Os paranaenses no Prêmio Dynamite de Música Independente
| Foto:

A revista Dynamite, dedicada à música, surgiu há 20 anos. Há dez anos transformou-se no Portal Dynamite e promove o Prêmio Dynamite de Música Independente. Neste ano, são 22 categorias e os que se inscreveram para concorrer foram selecionados por uma curadoria. Agora, os votos serão populares , pelo site do Prêmio e poderão ser dados até o dia 15 de maio. o resultado oficial sai em junho.

É um apanhado da música brasileira. Músicos ligados ao Paraná estão concorrendo em 13 categorias. Veja quem são os indicados ligados à terrinha, entre no site e comece a votar.

Ah, antes que eu esqueça e que vocês se confundam, eu não fui do juri e não necessariamente concordo ou discordo das indicações. Portanto, mandem suas opiniões e lembrem quem está faltando ou sobrando.

Melhor álbum de música eletrônica

Bumbo Caixa – “Fantasmas da Quebrada”
Bumbo Caixa é um projeto de DW Ribatski, que conta com a sempre necessária participação de amigos. O projeto se edificou a partir de duas ideias: a dualidade e a simplicidade da alternância entre o bumbo e a caixa

Marco Hansen – “Pocket Mix Live”
DJ e produtor autodidata de Ponta Grossa, PR. Faz música instrumental nas vertentes da música eletrônica trance. “Pocket Mix Live” traz algumas de suas criações.

Melhor álbum de indie rock

Nevilton – “De Verdade”
Power trio formado em 2007 em Umuarama, Paraná. Seu som é uma síntese entre a música brasileira e o rock. “De Verdade” é o primeiro disco da banda, que tem em seu curriculum apresentações pelo Brasil – como a abertura para o Green Day – e no exterior.

This Lonely Crowd – “Some Kind Of Pareidolia”
Primeiro álbum da banda, marcado por músicas não lineares, tempos inusitados, refrões inexistentes ou que se perdem no meio dos versos, guerra entre as guitarras e repetições, sejam em versos, sejam nos arranjos.

Melhor álbum de MPB

Thaís Gulin – “ôÔÔôôÔôÔ”
Segundo álbum da cantora e compositora curitibana, que tem o Rio de Janeiro como cenário e inspiração. Com composições e participações de Tom Zé e Chico Buarque, o repertório inclui ainda canções inéditas e parcerias com Moreno Veloso, Adriana Calcanhotto, Ana Carolina, Kassin, além de composições de Thaís.

Melhor álbum de instrumental

ruído/mm – “Introdução à cortina do sótão”
Novo disco da banda curitibana formada por Liblik (piano), Ramiro (guitarra), Panke (baixo), Pill (guitarra) e Giva (bateria).

Melhor álbum de rap/ hip hop / black music

Cabes – “Pra onde as pessoas vão”
Segundo trabalho do rapper curitibano, tendo como conceito principal a valorização da decisão das pessoas em resgatar princípios. As músicas passeiam por várias realidades sociais com uma ótica realista, destituída da visão negativa e aguçando os sentidos de quem almeja a superação.

Savave – “Versão Extendida”
Projeto curitibano capitaneado por Thiago Pródigo e Nave. “Versão Extendida” é uma coleção de beats e temas que procuram fugir do lugar comum. O disco tem participações de Black Alien, Ogi, Filipe Neo e Kamau. Ao lado da dupla, Thew Franklin, André Laudz, Munhoz, o expoente dos beats Renan Saman e Casp também assinam a produção instrumental.

Melhor álbum de rock

Cassim & Barbária – “Cassim & Barbária II”
Segundo disco da banda catarinense, que busca fugir do lugar comum na busca pela vanguarda. Enquanto o primeiro registro se pautava pela linearidade do rock, alicerçando-se nas composições do curitibano Cassiano Fagundes, o novo álbum “barbariza” na difusão das referências.

Melhor álbum pop

A banda mais bonita da cidade – “A banda mais bonita da cidade”
Banda curitibana surgida em 2009, que causou furor na internet por conta do vídeo “Oração”, com zilhões de visualizações. Com um pouco de pop e um pouco de folk, lançaram o disco de estreia, que leva o nome da própria banda.

Área 252 – “O Caminho”
Banda formada em Curitiba em 2008. A banda traz em seu repertório a influência de clássicos do rock dos anos 50, 70, 80 e 90. “O Caminho”, primeiro trabalho autoral do Área 252, traz 10 canções gravadas no Studio Phoenix, em Blumenau, SC.

stella-viva – “Deus não tem aviões”
Primeiro disco da banda curitibana, com produção de Igor Medeiros. O trabalho, que sucede o EP “4 Canções”, conta com participação especial de Nuda.

Melhor álbum de punk / hardcore

Cadela Maldita – ” “First Lesson: Hate”
Segundo álbum do quarteto curitibano que faz hardcore com elementos do metal. “First Lesson: Hate” foi gravado no Clínica Pro Studio, em Curitiba, contando com a mixagem de Murillo da Rós. A masterização ficou a cargo de Brian Elliot, do estúdio Mana Recording, Flórida.

Melhor casa de shows alternativos

Jokers Pub
Casa situada num casarão do começo do século passado no centro histórico de Curitiba. É ao mesmo tempo um bar, pub, restaurante, boate, casa de shows, museu e galeria de arte. Atende às várias tribos musicais da cidade, da música celta ao rock’n’roll, passando pelo samba, blues, soul, folk music, entre outros gêneros.

Melhor programa de rádio ou emissora

91 Rock
Rádio curitibana que migrou definitivamente do dial para a internet em 2011. Toca rock, aceita pedidos de internatutas, divulga eventos e faz promoções.

Melhor programa de TV ou emissora

Ciclojam
Primeiro programa exclusivamente dedicado à cultura underground de Curitiba, com músicas executadas ao vivo intercaladas com depoimentos dos músicos. Comandado por Cyro Ridal.

Melhor site, coluna, blog ou fanzine

Tenho mais discos que amigos
Blog criado para compartilhar com as pessoas como é legal ouvir música, consumir música, ver o que gravadoras e bandas legais estão lançando e onde elas estão inovando para poder conquistar a geração iPod que se instaurou.

Revelação

Tênis Sujo e um Scarpin
Banda formada em 2009 na cidade de Londrina, PR. Tem canções próprias, todas em português, com estilos que vão do rock’n’roll clássico ao indie e o punk rock.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]