• Carregando...


Humanish

Sem apoio de lei de incentivo ou de sites especializados em crowdfunding, quem acabou de lançar CD, depois de mais de um ano de batalha entre gravações, mixagens e prensagem, foi a banda Humanish. Escute acima o podcast gravado com a banda, junto com algumas músicas. Abaixo, segue um breve ponto de vista sobre o disco, que pode ser baixado gratuitamente no site da banda.

O álbum, produzido por Carlos Trilha, tem altos e baixos de uma banda integrada por bons músicos experientes, mas que se iniciam na arte da composição. Talvez por isso variem tanto de ritmos e abordagens, meio que atirando para todos os lados, apontando vários caminhos possíveis para trilharem. Carece de uma unidade tanto de composição quanto de arranjos. Por vezes, uma própria música é atacada de várias maneiras, variando-se ritmos, harmonias e mesmo melodia. As canções ficam pouco claras.

São músicos experientes e competentes, mas compositores iniciantes. Isso também se reflete nas letras, que dizem pouco, quando dizem algo. É o primeiro trabalho e se não está perfeito, também não está ruim. A banda é criativa e isso fica claro na opção que fizeram para esta formação em não usar contrabaixo em nenhuma das faixas. Para compensar, usa-se uma guitarra barítono, com afinação mais grave, sintetizador e, em algumas músicas, um saxofone – o que imediatamente remete à banda Morphine. Mas eles admitem que a formação não é imutável e poderá usar um baixo quando achar necessário.

É um recomeço para estes músicos que já provaram seu valor no rock paranaense.

Os discos d’A Banda Mais Bonita da Cidade e da Nuvens

É muito bom que existam as leis de incentivo à cultura nos municípios e agora a lei estadual que entra na reta final de elaboração, e mesmo as nacionais, apesar de todas terem seus vícios e imperfeições. Graças a elas inúmeros projetos culturais foram levados a cabo. Nossas cidades e, em consequência, os estados, seriam mais pobres sem elas. Também felizmente surgem outras formas de apoio à cultura que independem da vontade oficial do Estado e dependem diretamente da vontade e disponibilidade do público. Esta mesma Gazeta do Povo já explicou com propriedade o que é o crowdfunding, ou seja um fundo de apoio a projetos em que a própria população se mobiliza para dar a ajuda financeira. Exemplos práticos são de duas bandas do Paraná: A Banda Mais Bonita da Cidade e a Nuvens.

As duas entraram com projetos pedindo apoio público para gravar seus discos pelo site especializado Catarse. Ali elas expuseram seus projetos e pediram ajuda do público. São duas ações diferentes. A Banda Nuvens pediu R$ 4.500 para seu novo disco, Fome de Vida, depois de já ter passado pelas etapas de gravação, captação, masterização e mixagem. O dinheiro irá para a prensagem de mil cópias do CD. Mais de uma semana antes do fim do prazo o objetivo foi plenamento conquistado e ultrapassado. A banda conseguiu o dinheiro e, neste segundo semestre, o disco será lançado.

A Banda Mais Bonita da Cidade, depois do sucesso do clipe doméstico de “Oração” (na segunda-feira ao meio-dia, 41 dias após ter sido postado no YouTube, atingia 6.031.680 visualizações) entrou no Catarse pedindo apoio para gravar 12 músicas. Diferentemente do que fez a Nuvens, eles pedem apoio música a música, ou seja, R$ 4.000 para cada uma delas.

Lógico que a primeira a alcançar e ultrapassar o objetivo foi a própria “Oração”. O prazo para conclusão do projeto termina na sexta-feira. Além da “Oração”, também já estavam garantidas no disco, até segunda-feira passada, as músicas “Nunca”, “Ótima” e “Canção pra Não Voltar”. Além delas, “Cantiga para Dar Tchau” estava quase atingida. Mas algumas, como “Lobotomia”, “Mercadoramama”, “A Balada da Bailarina Torta” e “Oxigênio”, tinham menos de 30% do apoio necessário. Resta saber se a banda as manterá no disco com recursos próprios. De qualquer forma, quem quiser apoioar, ainda está em tempo: http://catarse.me/pt/abandamaisbonitadacidade .

——-

Este blog também pode ser acompanhado pelo Twitter: @Sobretudo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]