• Carregando...
Um homem cego sentado em seu canto canta sua história
| Foto:
Reprodução de vídeo
Grandpa Elliott em turnê do Playing for Change

Grandpa Elliott cantava na rua, em New Orleans, Louisiana, acompanhado pela sua gaitinha de boca, em troca de uns trocados atirados por quem se dispusesse a parar e escutá-lo em sua arte plena. Cego, parecia sempre concentrado, absorto na música, alheio à dispersão do constante passar de pessoas.

Um belo dia, Mark Johnson passou por ele, parou, pensou e criou um projeto denominado Playing For Change, tocando por trocados, que era o que Grandpa fazia, mas que também pode ser traduzido por tocando para mudar, que passou a ser o que os dois fariam depois.

O projeto tem vertente artística e social. Passou a registrar artistas de rua, criou um site e um propósito de arrecadar contribuições para construir escolas de músicas para comunidades pobres do planeta. Assim com Grandpa, outros teriam a oportunidade de viver de música. O projeto tem o lema “Connecting The World Through Music” (Conectando o mundo através da música).

Lá se vão quatro anos e o primeiro clipe gravado foi a maravilhosa “Stand By Me” (Ben E. King/Jerry Leiber/Mike Stoller), que você podem recordar ou conhecer ali abaixo.

A qualidade artística e o projeto social foram crescendo e sendo reconhecidos. Escolas foram montadas e novos clipes foram sendo feitos. Os músicos passaram a formar uma banda que gravou CD e DVD e fez turnês pelo mundo todo, inclusive no Brasil. Clarence Bekker, que participou da primeira gravação e está na banda, também gravou CD solo.

O grupo acaba de completar 25 datas em turnê pelos Estados Unidos. Nela, na Califórnia, registrou-se a magistral participação de Grandpa Elliott na canção Blind Man, que quase pode ser encarada como um auto-retrato. Este se tornou o 60.º episódio em vídeo desses quatro anos de projeto e, assim como o primeiro, é de arrepiar.

Então, aí vão os dois vídeos. O último e o primeiro, que já foi visto por cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo. Preparem seus corações:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]