• Carregando...
Torcedor sambista rouba cena no jogo entre Capão Raso e Trieste
| Foto:
Maurício Kern
O sambista e torcedor Jorge Morais estava isolado na arquibancada do estádio torcendo para o Capão Raso

O feriado prolongado espantou o público da partida deste sábado (8) entre Capão Raso e Trieste no Estádio José Carlos Oliveira Sobrinho em Curitiba. Porém, quando o torcedor é apaixonado pelo time, nada impede a sua participação nos jogos. Foi isto que aconteceu com Jorge Moraes. Isolado na arquibancada do estádio, o sambista e diretor do Capão Raso bem que tentou, mas a sua torcida não foi suficiente para evitar a derrota em casa, já que o Trieste venceu a partida por 4 a 2.

A paixão pelo samba despertou aos 7 anos de idade. “Eu era piá e fui ao ensaio no clube Pinheiros, no bairro Vila Guaíra, onde nasci. Encantado pela escola de samba, saí pela primeira vez na ala das crianças com o enredo ‘o circo’. Na década de 70, o clube Dom Pedro II fez uma fusão com o Pinheiros, originando a ‘Mocidade Azul’. Ela carrega até hoje o símbolo do leão com as cores azul e branco,“ concluiu o sambista.

Jorge Moraes é diretor do Capão Raso e desfila há 40 anos na Mocidade Azul. A escola é a atual tricampeã do carnaval de Curitiba, com títulos em (2010, 2011 e 2012). Moraes já foi passista e hoje desfila na ala da diretoria.

Na década de 80, durante o carnaval realizado na rua Marechal Deodoro, aqui na capital, ele desfilou com as “mulatas do Sargentelli” ao lado de Sicupira, ex-jogador e ídolo do Atlético.

“Ontem tivemos uma notícia triste para todos os integrantes da Mocidade Azul. O falecimento da dona Aderlei Pantera, costureira da escola e responsável por confeccionar as roupas dos passistas por muitos anos”, contou o sambista com olhar entristecido durante a entrevista.

Além de sambista, Moraes recentemente, contribuiu para a criação do hino do Capão Raso. Seu amigo e compositor da Mocidade Azul, Silvio Costa, o Turco, criou a letra do hino do clube amador.

Para o Carnaval de 2013 a escola de samba Mocidade Azul já definiu o seu enredo: “No reino encantado do carnaval de folião, Mocidade e louco todo mundo tem um pouco”. Agora Moraes, sambista e torcedor de coração do Capão Raso, só falta gravar o hino do clube.

Divulgação / Capão Raso
Hino do Capão Raso criado recentemente na Suburbana

O jogo

A partida deste sábado (8) entre Capão Raso e Trieste começou morna e só esquentou aos 30 minutos do primeiro tempo. Foram cinco gols em 15 minutos. Pilo abriu o placar marcando um belo gol de falta para o time de Santa Felicidade. Em seguida, Rafael ampliou num chute forte dentro da área. Aos 36 minutos, Mi diminuiu para o Capão Raso. Faltando um minuto para terminar a primeira etapa, o atacante Edivaldo fez o terceiro do Trieste. Na sequência, o zagueiro Marcio descontou para o Capão.

Após o intervalo, o time visitante administrava o placar e dominava o jogo. A equipe da casa não esboçava poder de reação.

Aos 46 minutos, após um cotra-ataque rápido, e um bom toque de bola, Felipe que havia entrado na partida invadiu a área e tocou na saída do goleiro Maguila, liquidando a fatura para o Trieste. Final: 4 a 2.

Rebaixamento e ponto extra

No Estádio Manoel Garcia de Andrade aconteceu o primeiro rebaixamento da temporada. O Vila Hauer caiu para a Série B após ser derrotado por 3 a 2 pela equipe do Urano.

O líder e invicto Santa Quitéria, já classificado, conquistou antecipadamente o ponto extra para a próxima fase.

Iguaçu, Urano, Bairro Alto, Combate Barreirinha e Trieste já estão classificados. A última rodada da primeira fase vai definir as outras duas equipes classificadas e o outro time rebaixado.

Trieste reforçado com o volante Goiano e ex-jogadores do Paraná Clube

Maurício Kern
Goiano (ex-Paraná) foi uma das atrações do Trieste de Santa Felicidade

Antes de a bola rolar, a equipe do Trieste parecia uma filial de ex-paranistas em campo. Goiano (volante), Flávio e Edivaldo (atacantes), e no banco de reservas estavam Ageu (zagueiro) e o treinador Rossano que também foi zagueiro do Tricolor da Vila Capanema.

A vitória sobre o Capão Raso teve a participação do volante Goiano, de 32 anos, o jogador foi revelado nas categorias de base do Paraná e jogou durante 13 anos no clube, além de ter sido considerado um dos atletas mais preferidos pela torcida devido a sua garra em campo. O “Guerreiro Paranista” apelido dado pelos torcedores durante a temporada que esteve no Tricolor. Com passagens por vários clubes no Brasil, este ano disputou o Campeonato Paranaense pelo Rio Branco de Paranaguá e em seguida a 2ª Divisão pelo Nacional de Rolândia. “Completei o terceiro jogo vestindo a camisa do Trieste na Suburbana. Aqui no amador é diferente e a maioria dos atletas jogam por amor a camisa, “ finalizou Goiano.

Walter Alves / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Zico, zagueiro com a camisa 3, do Trieste, na disputa pela bola
Walter Alves / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Jogadores do Trieste comemoram a vitória sobre o Capão Raso
Walter Alves / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Rafael, lateral-direito, do Trieste, fez o segundo gol do time no primeiro tempo
Walter Alves / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Disputa de bola entre Aroldo, do Trieste e Erick, do Capão Raso
Divulgação / Jorge Moraes
O torcedor do Capão Raso e sambista, Jorge Moraes, na foto mostrando o sinal – “Nunca serão, todo mundo tenta imitar a bateria da Mocidade Azul e não consegue”
Walter Alves / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Pilo, camisa 10, triestino fez um belo gol de falta no goleiro Maguila
Maurício Kern
A sede do Estádio do Capão Raso está em obras e nas novas instalações estão previstos a coluna social, camarote VIP, cabine de imprensa, sala de eventos, sala de troféu e ampliação de arquibancada coberta

10.ª Rodada

Série A – (Adultos)

Uberlândia 2 x 2 Santa Quitéria
Combate Barreirinha 1 x 2 Nova Orleans
Novo Mundo 3 x 1 Bairro Alto
Capão Raso 2 x 4 Trieste
Caxias 2 x 0 Iguaçu
Urano 3 x 2 Vila Hauer

Classificação

1º – Santa Quitéria – 24 pontos
2º – Iguaçu – 20
3º – Urano – 18
4º – Bairro Alto – 18
5º – Combate Barreirinha – 15
6º – Trieste – 14
7º – Capão Raso – 12
8º – Uberlândia – 11
9º – Novo Mundo – 10
10º – Nova Orleans – 10
11º – Caxias – 9
12º – Vila Hauer – 4

Juniores

Na preliminar o Capão Raso fez a lição de casa e venceu o Trieste por 1 a 0 com um gol do jogador Alan. Após dez rodadas, a equipe do treinador Joãozinho está na 5ª colocação com 16 pontos.

Maurício Kern
Time do Capão Raso após a vitória sobre o Trieste
Maurício Kern
Treinador Joãozinho e o jogador Alan, o camisa 5 do Capão Raso foi o responsável pelo gol da vitória sobre o Trieste
Maurício Kern
Jogadores e comissão técnica reunidos no fim do jogo

(Série A) – Juniores

Uberlândia 2 x 2 Santa Quitéria
Combate Barreirinha 3 x 3 Nova Orleans
Novo Mundo 3 x 1 Bairro Alto
Capão Raso 1 x 0 Trieste
Caxias 2 x 0 Iguaçu
Urano 4 x 0 Vila Hauer

Classificação

1º – Trieste – 22 pontos
2º – Santa Quitéria – 20
3º – Combate Barreirinha – 17
4º – Uberlândia – 17
5º – Capão Raso – 16
6º – Iguaçu – 16
7º – Novo Mundo – 15
8º – Caxias – 15
9º – Urano – 14
10º – Nova Orleans – 11
11º – Vila Hauer – 6
12º – Bairro Alto – 1

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]