• Carregando...
Atividade profissional versus atividade pessoal
| Foto:

Não é de hoje que se discute o excesso de trabalho que realizamos diariamente no mundo contemporâneo. Porém, em alguns casos, os próprios profissionais é que acabam por criar esse campo de força, uma espécie de ‘prisão’, na qual não se consegue fazer outras atividades que não sejam ligadas ao trabalho, deixando família, saúde e outras atividades prazerosas em segundo ou terceiro planos.

Esse excesso de atividade acaba sendo prejudicial a própria carreira do profissional, uma vez que sobrecarregada a pessoa começa a produzir menos ou com qualidade aquém. Além disso, ficar focada em um único tema pode também prejudicar o repertório, o que acarreta em menor criatividade.

Um estudo realizado na China confirma essa tese. O levantamento descobriu que os profissionais que praticavam algum passatempo ou hobby eram mais produtivos e dispostos no dia seguinte. Atividades como esportes, leitura e estudo eram as que mais beneficiavam a pró atividade. Contudo, aqueles cuja a vida fora do ambiente corporativo é marcada por aborrecimentos, excesso de tarefas domésticas e trabalho fora de hora mostraram menos disposição e rendimento.

Não é novidade afirmar que o equilíbrio entre atividades pessoais as profissionais é algo saudável para que se tenha melhor desenvolvimento e resultados. Mas o que cada um faz na vida fora do trabalho tem um impacto significativo na capacidade de produção e no seu próprio rendimento, por isso é importante também selecionar aquilo que se faz fora do trabalho, de forma que sejam atividades distintas, mas que de certa forma vão dar suporte para se ter uma saudável vida profissional.

Me incluo neste grupo, embora nem sempre tenha sido assim. Já tive períodos de minha carreira em que dediquei muito tempo ao trabalho. Isso teve consequências em minha vida pessoal as quais não pude recuperar. Passou o bonde da vida pessoal e eu o perdi. É claro que aprendi com essa situação. Hoje, encontrei na atividade física o meu hobby, faço aulas em academias praticamente todos os dias da semana e me sinto muito mais produtivo como se estivesse fazendo horas extras no escritório.

Nem todas as pessoas têm aptidão ao esporte, como eu tenho. Mas isso não é problema. O profissional pode encontrar um trabalho voluntário, executar uma atividade na comunidade do bairro, da igreja, leitura. Não importa, o que vale nesta questão é dar uma pausa na rotina para fazer uma atividade prazerosa, fora do circuito profissional.

Experimente usar desta tática. Certamente você terá resultados satisfatórios na sua vida profissional e pessoal como eu também o tive depois de ter tomado consciência da importância deste equilíbrio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]