• Carregando...
Conquiste sua vaga de estágio
| Foto:

Todo o início de ano, gosto de direcionar um tema voltado aos jovens, meninos e meninas que buscam uma primeira oportunidade no mercado de trabalho. Faço isso neste período por dois motivos: o primeiro se deve a baixa procura por vagas por esse público, uma vez que os candidatos parecem estar esperando o período de férias acabar. O segundo porque as empresas não param, e oportunidades, inclusive, deixadas por estudantes que estão se formando, esperam por candidatos.

Para mudar essa realidade, muitas empresas vêm montando seus programas de talento antes do término do ano, para que esses postos possam estar ocupados nos primeiros 60 dias do ano. Mas, enquanto isso não ocorre em sua totalidade, você que pretende abocanhar uma vaga de estágio em 2021, comece já a sua exposição. Vou reforçar algumas dicas que venho trazendo em minha coluna, as quais podem lhe ajudar nesta empreitada.

A primeira delas é: aproveite esse início de ano para mapear as empresas que estão ofertando essas oportunidades. Inscreva-se para os programas e prepare seu currículo baseado em suas experiências colhidas em seu curso, ressaltando como você lida com as pressões, como é seu relacionamento com professores, os projetos que desenvolveu em sala de aula, aqueles que deram certo e aqueles que não deram certo, citando é claro, o que se aprendeu.

Reserve um espaço em seu currículo para listar que tipo de ferramenta tecnológica você tem habilidade, principalmente, aquelas as quais permitem trabalho a distância. Há uma carência grande no mercado de colaboradores com essas habilidades, e consequentemente para postos de estágio não é diferente.

Por fim, liste trabalhos que você já tenha realizado, mesmo que fora do mercado de trabalho. Por exemplo: uma atividade comunitária, uma ação entre amigos via grupos de mensagem. Um voluntariado na sua paróquia, na vila onde mora etc. Não tenha medo. Isso é muito valorizado pelos entrevistadores, pois demonstra um pouco mais do seu perfil. Mesmo não tendo experiências anteriores essas atividades lhe dão uma certa vantagem em relação aos outros candidatos.

Então mexa-se, não deixe as férias acabarem para então pensar em se candidatar. Faça isso já! Fico torcendo para você começar 2021 repleto de planos e com a conquista da tão sonhada entrada no mercado de trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]