• Carregando...
A criatividade tem mais a ver com a capacidade de solucionar problemas do que com ideias revolucionárias / Foto: Nicholas B
A criatividade tem mais a ver com a capacidade de solucionar problemas do que com ideias revolucionárias / Foto: Nicholas B| Foto:

A criatividade pode revelar um perfil proativo, e, nesse sentido, um profissional criativo é diferencial no mercado. Ao contrário da ideia geral, criatividade não é um dom para poucos. É, na verdade, uma habilidade que pode ser desenvolvida em qualquer indivíduo. O profissional precisa buscar expandir suas habilidades criativas, e, para isso, seguem algumas dicas:

A criatividade tem mais a ver com a capacidade de solucionar problemas do que com ideias revolucionárias / Foto: Nicholas B

A criatividade tem mais a ver com a capacidade de solucionar problemas do que com ideias revolucionárias / Foto: Nicholas B

1. A criatividade funciona de maneira diferente em cada área

Para que a sua criatividade seja relevante, você precisa conhecer a fundo a sua área de atuação, e para isso, é necessário se manter em constante atualização, bem informado e não deixar de estudar. A criatividade só acontece quando o indivíduo tem conteúdo para colocá-la para funcionar. Por isso, é importante estar atento a mudanças e tendências de mercado.

2. Estude sempre e sobre tudo

Conhecimento é fundamental, é aliando estudo e tempo de carreira que de desenvolve a expertise. Não dá para ser criativo sem ter conhecimento de causa, para isso estude e se atualize, converse com especialistas, colegas de trabalho e gestores. Manter o conhecimento em circulação faz com que sua mente permaneça trabalhando, e, desta forma, ideias surgem muito mais facilmente. Por isso, não se limite a estudar apenas a parte técnica e óbvia da sua profissão, vá além, seja curioso. Leia sobre literatura, tecnologia, artes, leia livros de romance. Não se atenha ao que é previsível. Às vezes as soluções mais criativas e eficientes partem de raciocínios relacionados a outras áreas.

3. Rotina e silêncio

Para pensar é preciso estar concentrado. Em meio a muitos estímulos externos, fica mais difícil pensar em boas soluções e ter ideias. Tenha uma rotina bem regrada, com horários bem definidos, e reserve um tempo para pensar, longe do computador, do celular e de todas as distrações. Decerto você conseguirá organizar todas as informações que já tem e as ideias surgirão diariamente.

4. Saia da zona de conforto

Para se destacar, é preciso arriscar. Não faça sempre tudo do mesmo jeito, pois, por mais que esteja funcionando, os erros também podem se repetir. Inovação pode trazer boas surpresas para sua carreira, e ótimos resultados para a empresa também.

5. Faça anotações

Não deixe as ideias passarem, não confie apenas em sua memória, ela pode te trair. O ideal é ter um bloquinho para anotar sempre que pensar em algo que pode ser útil. Às vezes a ideia sequer tem valor no momento no qual que é pensada, mas pode ser imprescindível logo depois.

6. Seja persistente 

Não desista no primeiro erro. Nem tudo dá certo de primeira, mas isso não quer dizer que a sua ideia não funciona. Seja persistente, e aproveite para analisar onde errou na tentativa fracassada e evitar que o erro ocorra novamente. Aprenda com o fracasso. Você pode até mesmo exercitar a sua criatividade para dar um jeito naquela inciativa que não deu certo.

7. Motivação

Quando nos sentimos motivados temos maior satisfação em realizar o trabalho que nos é encarregado. E, por isso, criamos com mais facilidade, pois temos mais vontade de inovar, de criar soluções e possibilidades, de realizar um trabalho bom. Observe se você se sente motivado na função que desempenha. Talvez sua insatisfação esteja freando sua criatividade.

Ser criativo não é um dom alcançado por poucos. Na verdade, é uma habilidade que qualquer profissional tem a capacidade de desenvolver. Fique atento aos seus talentos, pois assim é possível desenvolvê-los da melhor maneira possível, dentro das suas possibilidades. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]