• Carregando...

Por muito tempo se ouviu dizer que o Brasil só funciona após as festividades do Carnaval. Isso tem mudando fortemente nos últimos anos. Porém, é inegável que ao final da segunda quinzena de dezembro, incluindo janeiro e início de fevereiro são os períodos preferidos para se tirar férias. E aí são diversos os fatores que dificilmente irão mudar: verão, filhos em período de recesso escolar e claro, o próprio Carnaval, que funciona como uma linha de corte.

 

Neste cenário, empresas e empregados sentem o impacto na produtividade quando um funcionário retorna ao trabalho. E não é por menos, voltar de férias, por mais simples que possa parecer, não é fácil em qualquer período do ano. Soa até como paradoxo, ao mesmo tempo em que ela é essencial para recarregar as baterias, as férias também podem ser uma ‘vilã’, se não planejada com antecedência e se não usufruída dentro do seu propósito.

Há muitos anos, conversando com um grande amigo meu sobre esse tema, ele em sua sensatez deu dicas simples que não vou esquecer e que até hoje uso em minhas visitas junto às empresas.

Para evitar que o retorno ao trabalho, pós período de férias, não seja um fardo pesado e estressante ele disse a mim o seguinte:

Pré-férias – Ao se aproximar do período dê conta de seu trabalho. Organize suas demandas, se necessário, dedique uma hora a mais do seu dia para isso. Passe com precisão as atividades do período para quem irá dedicar tempo para a cobertura de sua ausência. Mas não esqueça, não passe para o colega atividades as quais você não deu conta de fazer. O colega vai substituí-lo dando apoio em situações que já se iniciaram e de atividades corriqueiras. Não será ele a pessoa que terá que dar conta daquilo que, eventualmente nem você teve tempo de executar.

Fazendo isso, você até pode sair um pouco mais cansado, mas ciente de que fez tudo o que deveria ser feito para o bom andamento das atividades. A mente tranquila libera espaço para novas atividades, neste caso a dedicação para seu descanso.

Em férias – Desligue-se do trabalho, é a única forma que você terá para que, ao retornar esteja com a sensação de ‘descansado’. Contudo durante suas férias, evite exageros, cuidado com rotinas como, por exemplo, a de acordar infinitamente tarde, ou mesmo exagerar na comida. Se isso ocorrer eventualmente, seu retorno ao trabalho será ainda mais pesado.

Neste contesto, algumas pessoas ainda têm algumas estratégias: um ou dois dias antes do retorno por exemplo, você pode ligar para seu colega que está cobrindo suas férias, pedindo a ele um panorama da situação. Desta forma você se antecipa para os primeiros dias de trabalho.

O retorno – Lembre-se que você é humano. Não dá para querer responder a todos os e-mails e demandas no mesmo dia.  Dedique um tempo para fazer essa leitura e separar as mensagens em importantes e prioritárias.

Converse com a pessoa ou os profissionais que fizeram a cobertura de sua ausência. E, assim como você deixou as atividades apenas no modo ‘andamento’ é justo que você também receba as atividades no mesmo padrão. Quem começou, finaliza.

Não mude sua rotina 360 graus, seu organismo não vai dar conta. Trabalhe o período e, ao contrário do ‘pré-férias’ não exceda em horários, para evitar o estresse e o gasto das energias que foram recarregadas.

Após ter tido a dimensão do cenário, novamente, planeje as atividades e a rotina vai entrar nos eixos por si só. O que não vale é chegar de férias e não saber por onde começar. Se isso ocorrer o estresse, o cansaço e a produtividade irão por água abaixo. Pense nisso e bom retorno ao trabalho.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]