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Fofocas podem até parecer inocentes, mas podem fazer um estrago na vida profissional de muita gente / Foto: ABRH
Fofocas podem até parecer inocentes, mas podem fazer um estrago na vida profissional de muita gente / Foto: ABRH| Foto:

De acordo com um levantamento realizado pelo NUBE (Núcleo Brasileiro de Estágios), comportamentos como fofoca, procrastinação e egocentrismo são encarados pelos profissionais como destrutivos no mercado de trabalho. Não é de hoje que se discute a influência do fator comportamental no desempenho dos profissionais, e as consultorias dão cada vez mais importância à inteligência emocional dos indivíduos. Isso ocorre, principalmente, porque para gerenciamento de crises, gestão e trabalho em grupo, mais que conhecimento técnico é importante saber lidar com pessoas. Portanto, um profissional equilibrado é um diferencial no meio corporativo. Mas e quando surgem comportamentos inadequados? Como enfrentá-los?

Fofocas podem até parecer inocentes, mas podem fazer um estrago na vida profissional de muita gente / Foto: ABRH

Fofocas podem até parecer inocentes, mas podem fazer um estrago na vida profissional de muita gente / Foto: ABRH

Fofoca

Também conhecida como “rádio pião”, a fofoca atrapalha o trabalho em grupo, desestabiliza as relações profissionais, gera desconfiança entre colegas, e faz com que os colaboradores gastem tempo se blindando contra ela, tempo este que poderia ser destinado à produção. Em geral, o fofoqueiro é alguém de baixa autoestima, que desconfia de todos e se vê numa competição por vezes inexistente, e usa do artifício de jogar uns colegas contra os outros para obter vantagem a partir disto. Além de comprometer o desempenho do grupo, a fofoca também é perigosa para a organização. Isso porque o profissional fofoqueiro não tem a capacidade de guardar informações, o que é uma ameaça para projetos sigilosos da empresa. Além de tudo isso, ser fofoqueiro é um péssimo negócio para o profissional, que perde credibilidade e oportunidades.

Procrastinação

A procrastinação é o hábito de deixar sempre tudo para depois. Não são raros os casos de funcionários “enroladores” no mercado, e o maior problema, além da baixa produtividade, é o que esse tipo de atitude acarreta como um todo nas empresas.

A procrastinação pode causar estresse, insatisfação profissional, além de minar a motivação do grupo pelo trabalho. Isso porque delongar sempre as tarefas atrapalha o trabalho em grupo, pois um colaborador depende do trabalho do outro para realizar o próprio, com o adiamento contínuo da conclusão das tarefas, os resultados da organização tendem a cair.

Uma excelente arma contra a procrastinação é estabelecer metas, organizar tarefas e enrijecer os prazos.

Mau humor

É fato que exista pelo menos um colaborador que fique sempre de cara amarrada e de “saco cheio” em cada empresa. O profissional mal humorado reclama de tudo e de todos, faz questão de sempre expor suas insatisfações, faz tudo de má vontade como se contasse os minutos para mudar de emprego. O problema disso é que esse comportamento acaba influenciando negativamente o trabalho em equipe, pois trava o desenvolvimento dos processos, ocasionando a falta de motivação na equipe. Afinal, ninguém quer trabalhar com alguém mal humorado.

É muito importante se atentar para o fato de que hoje em dia o comportamento conta tanto quanto o conhecimento técnico. Atenção: o mau humor pode minar a carreira de um profissional.

Egocentrismo

O profissional egocêntrico, ou arrogante, é aquele que acredita saber de tudo e entender de todos os assuntos – mesmo os que não lhe cabem. Esse comportamento geralmente mascara um perfil inseguro, pautado no medo do profissional de ser percebido como incompetente.

O problema é ainda maior quanto o egocêntrico é o gestor. Chefes desse perfil podem prejudicar os subordinados, impedir que talentos se manifestem, tornar o clima organizacional desagradável, além de afetar negativamente os resultados da empresa.

É importante que os profissionais de hoje se atentem para o próprio comportamento, tanto quanto para a capacitação. As habilidades sociais são um grande diferencial no mercado de trabalho. A maior causa de desligamentos atualmente é a inabilidade comportamental, isso porque quando o problema é baixo conhecimento técnico, cursos e atualizações podem resolver o problema, enquanto a inteligência emocional depende única e exclusivamente do profissional. Avalie a sua postura. Pode ser que suas atitudes estejam atravancando o seu sucesso.

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