• Carregando...

O tempo é nosso bem mais limitado. Toda vida é finita, como tudo à nossa volta. E como disse o poeta, o tempo não para. Por isso, conquistar mais horas para aproveitar a sua vida pessoal, lazer, família, é uma vitória nessa época em que as exigências de dedicação ao trabalho e a conexão permanente imposta pelos equipamentos digitais faz parte do dia-a-dia.

Para chegar a esse resultado, sugiro algumas regras no seu trabalho.  Inicialmente, faça uma planilha e tente perceber onde seu tempo é gasto. Quanto no trabalho, quanto em deslocamentos, quanto em atividades cotidianas (banco, supermercado) e quanto em lazer. Com isso bem claro, pense como melhorar essa equação de acordo com sua vontade e necessidade.

A segunda sugestão é aprender a delegar. Não tente assumir o controle de tudo, confie nos seus subordinados. Se não fizer isso, corre o risco de ser engolido por tarefas que parecem urgentes o tempo todo.

A terceira regra é aprender a dizer não.  Ninguém consegue fazer tudo. Esteja ciente das suas responsabilidades, da quantidade e da qualidade do seu trabalho. E recuse o que não puder fazer com excelência – quando essa recusa for possível, é claro, pois existem situações em que se negar pode complicar até sua permanência no emprego. Tenha bom senso.

Minha última sugestão é começar seu dia sempre pelo que é mais difícil. Muita gente opta pelo contrário e depois tem que realizar tarefas complexas ou que não aprecia quando já está cansada. Se você “se livrar” do mais difícil antes, sobra muito mais tempo para aquilo que você gosta.

Com esse esquema razoavelmente simples, existe muita chance de você conquistar umas horas a mais no seu dia para aproveitar com a família, esportes, amigos. Com certeza isso vai fazer seu dia a dia mais feliz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]