• Carregando...
Mundo online: pontualidade não saiu de moda
| Foto:

Grande parte dos profissionais brasileiros, de praticamente todas as áreas, se depararam no último ano com alguma ferramenta que possibilite reuniões remotas com diferentes colegas ao mesmo tempo. Aqueles que atuam em atividades que permitem o trabalho a distância, acessar link já faz parte da rotina.

Bem, mas uma coisa parece não ter mudado com essas novas ferramentas: a falta de pontualidade por parte de alguns profissionais. Tenho percebido isso cada vez mais nas reuniões online que venho participando. Ou seja, aquele jeitinho brasileiro de atrasar em compromissos, com a desculpa de que o ‘trânsito estava pesado’  ou que ‘estava resolvendo algo urgente’ parece ter migrado para os encontros online.

Porém, vale frisar neste contexto é que não muda também a percepção de que ‘atraso sem justificativa é falta de consideração pelos colegas’. Quando não, falta de educação. Pontualidade é um compromisso e no mercado de trabalho é obrigação funcional.

Por isso, a reunião online também merece o mesmo respeito que se tem com uma reunião presencial. Se começa às dez horas,  é dez horas e não  cinco, dez minutos depois ... não pense que só você é uma pessoa atarefada. Todos têm seus compromissos e, mesmo que não os tivessem, o combinado é reunir-se  naquele horário. Profissionais que não respeitam essas regras e atrasam com frequência continuam sendo malvistos no mercado de trabalho e cada vez menos quistos pelas empresas.

Outro perfil que começa a criar um certo desconforto é o da pessoa que participa de reuniões, mas não está ali presente. Desliga a câmera, fica fazendo outras atividades enquanto o encontro acontece. Ou seja, para que está ali? Se foi convocado, apareça na tela, participe, preste atenção. Não seja indelicado.

A dica para não cair nesses deslizes é: reserve uns cinco minutos antes de começar o encontro online. Teste sua internet, certifique-se de que o lugar onde você está ficará o  mais silencioso possível e acesse o link no horário combinado. Se precisar atrasar, avise com antecedência e dê a alternativa para que as pessoas comecem o encontro sem você. Ao entrar, não tumultue. Entre sem alarde, preste atenção e tome nota do que está acontecendo. O mundo online também requer regras de etiqueta, e a pontualidade e o respeito não saíram de moda!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]