• Carregando...
O Profissional de RH
| Foto:

Nossas gostosas conversas semanais sempre giram em torno de como as pessoas podem transformar as carreiras para melhor e, claro, com isso poder impactar positivamente a vida de outras pessoas por meio de suas atividades diárias.

Desta vez quero falar justamente de um dos principais profissionais que atuam diretamente na gestão de pessoas nas organizações. O profissional da área de Recursos Humanos. Se é ele quem ajuda outros colegas a ter uma trajetória de êxito dentro das companhias, então pergunto: e a ele, quem dará o suporte para que a sua carreira também seja promissora?

Antes desta resposta, é preciso destacar que quem escolhe trabalhar nos recursos humanos, inicia a trajetória cursando gestão de pessoas e pode vir a atuar em diferentes segmentos da área como: recrutamento e seleção de equipe, treinamento, desenvolvimento de colaboradores, administração de benefícios e salários.

Aos colegas de recursos humanos que leem este texto hoje vão lembrar desta minha observação: até alguns anos atrás, o RH era algo completamente operacional. Essa função nas organizações é atualmente muito mais estratégica. O profissional passou a dar suporte a todas as áreas. É ele quem vai selecionar todas as pessoas que trabalharão na empresa e, por isso, precisa estar alinhado com os objetivos e planos da companhia.

Por vezes vai gerenciar talentos, identifica habilidades, promover ações que estimulem a produtividade e, claro, buscar e ou brigar pela qualidade de vida dos empregados.

Logo, cabe a própria direção da companhia dar apoio para melhor formar esses colaboradores que atuam nos recursos humanos, ofertando e disponibilizando meios para atualização constante. Por outro lado, também é papel do próprio profissional buscar ficar antenados as tendências de mercado.

O perfil de um colaborador que atua em recursos humanos, diria eu, está ancorado no tripé: ter capacidade de aprender, desaprender e voltar a aprender. Certamente essas características o tornará um ótimo profissional dentro das organizações, independentemente do porte da mesma, pois a área é exigida em pequenas, médias e grandes empresas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]