• Carregando...
O risco de jogar tudo para o alto neste momento
| Foto:

O período que vivemos atualmente é bastante delicado para o mercado de trabalho. Não é uma visão pessimista, mas realista do cenário que se apresenta. O Brasil todo acumula uma fatia próxima de 14 milhões de desempregados. A pandemia tem impactado diretamente na rotina das empresas e a economia sofre para deslanchar, visto que o controle da doença ainda é algo incerto.

Resultado: não se avista, a curto prazo, uma retomada expressiva em novas contratações. As movimentações dentro das companhias ocorrem, mas conforme a necessidade. Para quem está empregado existem ainda outros desafios a serem enfrentados. Um deles é o alto grau de exigência na produtividade. Outro ponto que posso citar é o estresse que a pandemia traz para a rotina, aliado à sensação de que, mais dia ou menos dia, a empresa pode passar por reestruturação, exigindo cortes no quadro pessoal.

Muitos profissionais que tenho conversado têm relatado a vontade de mudar de ares, trocar de empresa e/ou de área de atuação para tentar aliviar essa carga. A pergunta a qual me remetem é: Bernt, devo fazer isso neste momento?

Minha dica é: não existe uma receita para essa decisão na carreira. Sempre haverá que se pôr na balança os prós e contras para essa atitude. Contudo, sou realista: exatamente neste momento de pandemia o risco de se jogar tudo para o alto é potencializado, pois o mercado está calejado e isso não é algo que ocorre somente em sua empresa. É bem provável que, em uma eventual troca de companhia ou de área, você encontrará o cenário parecido, com grau de dificuldade distintos.

Caso você se sinta nesta condição, busque sempre a conversa com o seu gestor. Tente minimizar sua ansiedade. Ainda: ajuste suas contas e tarefas pessoais, para evitar que sua vida financeira pessoal também agregue no estresse diário. Por último: somente tome uma decisão de largar o trabalho atual se já tiver algo em vista. O momento pede isso. De tempo ao tempo, arrume a casa. Esse cenário pandêmico, embora trágico e com consequências em todas as áreas, tende a terminar em médio prazo. Até lá, redobre sua atenção ao trabalho e tome suas decisões em cima de fatos concretos da sua vida profissional e sólidos em relação ao mercado de trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]