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 A avaliação dos funcionários é uma das formas de garantir a produtividade da empresa. Essa metodologia foi revolucionada em 1954, quando Peter Drucker lançou seu livro “The Practice of Management”, criando a Administração por Objetivos. Nela, ele inverte conceitos clássicos, valorizando o planejamento e a avaliação. Esses conceitos evoluíram, naturalmente, ao longo das décadas. Agora estamos no limiar do que pode ser uma nova revolução.

Hoje as organizações de qualidade fazem planejamentos anuais, com avaliações de pessoal e metas em período semelhante. Isso está mudando. Uma reportagem publicada no final de agosto pelo The Wall Street Journal, e reproduzida no Brasil pelo Valor Econômico, dá conta de uma nova realidade.

A Kimberly-Clark, gigante multinacional da área de cuidados pessoais, implantou um novo software que permite analisar o progresso dos funcionários e expõe rapidamente quem não está dando os resultados esperados. Com isso, a rotatividade é o dobro do que era há dez anos. Cerca de 10% dos empregados na fábrica dos Estados Unidos deixam a empresa a cada ano, voluntariamente ou não, segundo a empresa.

Com isso, as metas podem ser personalizadas, calculadas mensalmente e a avaliação é feita no mesmo prazo. Na esteira da Kimberly-Clark, outras empresas, como General Electric Co., já substituíram as avaliações anuais por feedbacks mais frequentes. Em junho, a Coca-Cola Co. lançou mundialmente um novo programa de gerenciamento de desempenho que recomenda “reflexões” mensais sobre cada empregado, conforme informa o jornal. Vejo isso como uma tendência que não demora a chegar ao Brasil.

Com certeza, a avaliação em prazos menores trará uma preocupação a mais para os funcionários. A pressão aumenta e fica mais difícil planejar a carreira e até cuidar da vida pessoal.  Por outro lado, será possível corrigir deficiências rapidamente. Ter feedbacks e trabalhar mais próximo às chefias. Ou seja, vai favorecer os bons profissionais.

Do lado empresarial, haverá mais controle e diagnósticos mais precisos. Os sistemas permitem que os gerentes acompanhem o desempenho dos funcionários através de planilhas e corrijam erros e apontem necessidades com rapidez.  As lideranças de todos os níveis deverão estar atentas, pois seu trabalho também será avaliado a partir dos resultados obtidos nos escalões abaixo.

Por isso, quem não se sente preparado para atender às demandas da empresa em que atua deve buscar rapidamente elementos para melhorar sua produtividade. Estudar, aprender, observar, dedicar-se. Veja a mudança como um processo de crescimento. É isso ou ficar para trás.

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