• Carregando...
A serviço de Sua Majestade
| Foto:

Convenhamos, volta e meia vemos algum comentário aqui no Tubo apelando para o ad hominem, especialmente quando se critica alguém como Carl Sagan e Stephen Hawking. Como alguém aqui já disse (acho que também nos comentários), os mesmos que criticam a infalibilidade do Papa parecem não ver problema em proclamar a infalibilidade de Sagan ou Hawking, por exemplo. Eu, obviamente, não concordo com argumentos ad hominem (Sagan também não concordaria, como bem sabemos) e não acho que seja necessário ter um Nobel ou escrever não sei quantos livros para se poder fazer uma crítica. Mas, por um breve segundo, vamos admitir que o ad hominem seja legítimo: como o ateísmo militante responderia a esse homem?

Divulgação/Universidade de Cambridge
Martin Rees e Astrônomo Real e presidente da Royal Society britânica. Credenciais ele tem aos montes para fazer as mesmas críticas que algumas pessoas teimam em vetar aos meros mortais.

Martin Rees não é um qualquer: tem o título de Astrônomo Real e é o atual presidente da Royal Society, a principal entidade científica britânica. Segundo o texto que vou citar a seguir, é especialista em Cosmologia e Matemática e “uma rara mente brilhante que consegue conversar com meros mortais sem fazê-los se sentirem como débeis mentais”. Ele está terminando seu mandato de presidente da Royal Society e deu uma entrevista ao jornal The Independent, na qual falou sobre um pouco de tudo, mas o que nos interessa de modo especial é esta frase aqui:

“Stephen Hawking é uma pessoa incrível que eu conheço há 40 anos. Por isso, qualquer afirmação que ele faz recebe uma divulgação exagerada. Eu conheço Hawking suficientemente bem para saber que ele leu muito pouco sobre Filosofia, e menos ainda sobre Teologia. Então, não acredito que devamos conceder qualquer peso ao que ele diz sobre esses assuntos.”

Obviamente estamos falando das afirmações sobre Deus e um universo que se cria a partir do nada, feitas no mais recente livro de Hawking, e que já mereceram outros comentários no blog. Rees ainda termina fazendo mais alguns comentários sobre a relação entre ciência e fé, que o Astrônomo Real não vê como conflituosa.

Como eu disse antes, não é a opinião de um zé mané qualquer (embora eu creia no direito dos zé manés do mundo inteiro a fazer críticas embasadas a quem for).

——

O Tubo de Ensaio se inscreveu tardiamente no prêmio TopBlog 2010. Como não havia categoria de ciência, estou concorrendo na categoria Blogs profissionais/Religião. Para votar, é só clicar no selo ao lado. Não precisa de cadastro: na hora de votar você coloca seu nome e e-mail, e depois recebe uma mensagem com um link para validar seu voto.

——

Hoje é dia de dar Follow Friday no Tubo de Ensaio!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]