• Carregando...
A Casa Rosada é um ícone de Buenos Aires. Quem for ao simpósio da Universidade Austral pode aproveitar um tempo livre para conhecê-la. (Foto: Marcio Antonio Campos/Gazeta do Povo)
A Casa Rosada é um ícone de Buenos Aires. Quem for ao simpósio da Universidade Austral pode aproveitar um tempo livre para conhecê-la. (Foto: Marcio Antonio Campos/Gazeta do Povo)| Foto:

A agenda de eventos de ciência e religião está à toda no Brasil e no exterior. Temos eventos para o público geral e algumas oportunidades bem interessantes para quem está no mundo acadêmico (professores, pesquisadores, pós-graduandos etc.). Uma delas, nos Estados Unidos, encerra inscrições amanhã, então é bom correr.

Recife

Começando por aqui, a Associação Brasileira de Cristãos na Ciência promoverá em novembro sua segunda Conferência Nacional. Será de 1.º a 3 daquele mês, aproveitando o feriadão de Finados, mas terminando no sábado à noite, para dar tempo de aproveitar o domingo no Recife antes de todo mundo voltar para casa. A organização caprichou no elenco de convidados internacionais: Jennifer Wiseman, da Associação Americana para o Avanço da Ciência e astrofísica sênior no Goddard Space Flight Center; Michael Murray, da Fundação John Templeton; Andrew Briggs, professor da Universidade de Oxford; e o especialista em estudos bíblicos Tremper Longman III. Qualquer interessado pode participar, e quem fizer sua inscrição até 31 de maio paga apenas R$ 100 (é um bom desconto, porque quem deixar para a última hora vai ter de desembolsar R$ 300).

Buenos Aires

De 17 a 19 de setembro, a Universidade Austral, em Buenos Aires, promove o simpósio internacional “Providência Humana e Divina”. Já está confirmada a presença de vários convidados, como Andrew Pinsent, do Ian Ramsey Center da Universidade de Oxford, e Connie Svob, da Universidade Colúmbia (confira a lista completa). Diferentemente da conferência da ABC2, no entanto, esse evento será restrito: além dos palestrantes, uma audiência seleta (ainda não está definido como ela será escolhida) e três pesquisadores que terão seus projetos selecionados e suas despesas de viagem e hospedagem pagas pela organização. Se você quer ser um deles, confira todas as regras aqui e fique atento, porque o prazo para envio das propostas termina em 15 de maio.

Filadélfia

A Universidade da Pensilvânia realizará um seminário de uma semana, de 25 a 29 de junho, sobre a origem do universo e o significado da criação ex nihilo. Entre os palestrantes haverá algumas figuras conhecidas dos leitores do blog, como William Carroll e o padre Joseph Laracy. Pelo que pude entender, apenas 25 estudantes de pós-graduação participarão do evento e receberão uma bolsa que cobrirá suas despesas nos Estados Unidos, mas não cobrem os custos de viagem. Mas aqui será preciso correr muito: as inscrições terminam amanhã, dia 6 de abril.

Curso grátis em espanhol

A Universidade Pontifícia Comillas, em Madri, lançou um curso on-line gratuito sobre temas de ciência e religião. A estimativa é de que os participantes gastem três a quatro horas por semana, durante sete semanas, mas cada um faz seu ritmo conforme a disponibilidade de tempo. O curso fica disponível até o fim de agosto, e só exige pagamento (30 euros) se você quiser um certificado.

(Aviso: A Fundação John Templeton e o Ian Ramsey Center, citados neste post, bancaram a viagem e a hospedagem do blogueiro para participação em eventos de ciência e fé em 2011, 2013 e 2017)

Pequeno merchan

Além de editor e blogueiro na Gazeta do Povo, também sou colunista de ciência e fé na revista católica O Mensageiro de Santo Antônio desde 2010. A editora vinculada à revista lançou o livro Bíblia e Natureza: os dois livros de Deus – reflexões sobre ciência e fé, uma compilação que reúne boa parte das colunas escritas por mim e por meus colegas Alexandre Zabot, Daniel Marques e Luan Galani ao longo de seis anos, tratando de temas como evolução, história, bioética, física e astronomia. O livro está disponível na loja on-line do Mensageiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]