• Carregando...
Estudantes islâmicos de Medicina boicotam aulas sobre evolução na Inglaterra
| Foto:

Notícia preocupante vinda da Inglaterra e publicada pelo Daily Mail: estudantes muçulmanos estão deixando de assistir a aulas sobre a evolução em faculdades de Medicina porque as teorias de Darwin estariam em conflito direto com o que diz o Alcorão sobre a criação do mundo, dos seres vivos e do homem. Um professor afirma que antes esse tipo de conflito ocorria raramente, e com cristãos fundamentalistas; agora está se tornando mais frequente e envolve estudantes islâmicos.

Reprodução
Segundo Jamil Iskandar, da Sociedade Beneficente Muçulmana do Paraná, o Islã encoraja as pessoas a buscar o conhecimento mesmo em temas que contrariem a religião.

Ignorar a evolução é alarmante porque ela explica alguns fenômenos que todo médico precisa conhecer, como por exemplo o surgimento de variedades de bactérias resistentes a antibióticos. A reportagem segue explicando que a pregação do criacionista turco Harun Yahya (o mesmo que adora ir à Justiça de seu país para censurar sites) está se tornando cada vez mais popular no Reino Unido.

Conversei hoje sobre o assunto com Jamil Ibrahim Iskandar, presidente da Sociedade Beneficente Muçulmana do Paraná e professor de Filosofia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Iskandar criticou a atitude dos estudantes. “Se eles estão boicotando as aulas, o fazem por conta própria; não podem alegar que é sua religião que proíbe, e estão agindo mal”, afirma.

Iskandar diz que, de fato, o que a teoria da evolução afirma sobre a origem do homem é incompatível com a visão islâmica, segundo a qual o ser humano é fruto de uma criação direta de Deus; mas nem por isso os muçulmanos estariam proibidos de conhecer a teoria. “O muçulmano tem toda a liberdade para estudar todas as áreas do conhecimento, não temos nenhuma restrição ao estudo de teorias que sejam contrárias ao que a religião ensina. O fato de Darwin propor algo oposto ao Islamismo não significa, de forma alguma, que sua teoria não deva ser estudada”, diz o professor; ele lembra que Maomé aconselhava seus discípulos a “buscar o conhecimento nem que seja na China”, ou seja, em qualquer lugar, por mais distante ou difícil que seja. “É preciso lembrar que no Islã não vemos incompatibilidade entre filosofia, ciência e religião; elas se completam”, finaliza.

——

Finalista!
Na terça-feira o Prêmio Top Blog 2011 divulgou os blogs Top3 em todas as áreas. O Tubo de Ensaio será finalista na categoria “Religião-blogs profissionais” pelo voto popular, categoria em que foi o vencedor no ano passado; Já no júri acadêmico, que deu ao blog o terceiro lugar em 2010, desta vez o Tubo não entrou na lista da final. Os vencedores serão conhecidos no dia 17 de dezembro, em São Paulo. Independentemente do resultado, desde já quero agradecer a todos os que votaram no blog e fizeram propaganda para os amigos!

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]