• Carregando...
A famosa foto do "nascer da Terra", feita por William Anders na véspera de Natal, a bordo da Apollo 8. (Foto: Nasa)
A famosa foto do "nascer da Terra", feita por William Anders na véspera de Natal, a bordo da Apollo 8. (Foto: Nasa)| Foto:

Desde o ano passado, estamos comemorando o cinquentenário das missões Apollo, que atingiriam seu ponto culminante em julho de 1969, quando o homem finalmente pisou na Lua. Dois meses atrás, a Nasa começou a publicar uma série de vídeos recordando essas missões, e o Alexandre Zabot, professor da UFSC, me avisa que ontem a agência espacial norte-americana colocou no ar o segundo deles, sobre a Apollo 8. Esta missão foi a primeira a orbitar a Lua, realmente indo até onde nenhum homem jamais havia estado.

Mas não é só isso que a Apollo 8 tem de especial. Os astronautas passaram o Natal no espaço, e de lá fizeram uma transmissão icônica, que se tornou o programa de televisão mais assistido até então. Confiram aí:

A leitura do início do relato da criação, feita pelos três astronautas, fez muitos ateus surtarem, ao ponto de a American Atheists ter processado o governo norte-americano, um processo que não deu em absolutamente nada. O vídeo da Nasa não apenas mostra a mensagem dos astronautas sob uma luz bastante positiva (lembrando inclusive que, à época, o Natal era uma comemoração ilegal para milhões de pessoas em todo o mundo), como ainda mostra o verso bíblico nas paredes do salão de audiências do Comitê de Ciência do Congresso americano. Jim Bridenstine, o administrador da agência que apresenta o vídeo, encerra desejando “feliz Natal”, e não apenas o insosso “boas festas”. Desde já, um santo Natal é o que o blog deseja a todos os leitores!

Pequeno merchan

Além de editor e blogueiro na Gazeta do Povo, também sou colunista de ciência e fé na revista católica O Mensageiro de Santo Antônio desde 2010. A editora vinculada à revista lançou o livro Bíblia e Natureza: os dois livros de Deus – reflexões sobre ciência e fé, uma compilação que reúne boa parte das colunas escritas por mim e por meus colegas Alexandre Zabot, Daniel Marques e Luan Galani ao longo de seis anos, tratando de temas como evolução, história, bioética, física e astronomia. O livro está disponível na loja on-line do Mensageiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]